Presidente do Sporting Cristal liga para vice do Palmeiras e afirma punição para caso de racismo | OneFootball

Presidente do Sporting Cristal liga para vice do Palmeiras e afirma punição para caso de racismo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·5 avril 2025

Presidente do Sporting Cristal liga para vice do Palmeiras e afirma punição para caso de racismo

Image de l'article :Presidente do Sporting Cristal liga para vice do Palmeiras e afirma punição para caso de racismo

Um dia após mais uma cena de racismo em estádios de futebol na América do Sul, o presidente do Sporting Cristal, Joel Raffo, fez uma ligação para Paulo Buosi, vice-presidente do Palmeiras. O motivo era claro: se desculpar pelo episódio na noite de quinta-feira (3), na estreia das equipes na fase de grupos da Libertadores.

Logo após o apito final da partida vencida pelo time brasileiro, um homem que estava no meio da torcida do clube peruano imitiu um macaco em direção a palmeirenses localizados no setor visitante do Estádio Alberto Gallardo, em Lima. A filmagem da ocorrência, aliás, foi do torcedor Rodrigo Wirth, que publicou imediatamente o vídeo nas redes sociais.


Vidéos OneFootball


O mandatário do Cristal afirmou, portanto, estar com vergonha e com indignação mediante a ocorrência. Além disso, prometeu que fará a identificação do autor do gesto criminoso para fins de punição exemplar.

Image de l'article :Presidente do Sporting Cristal liga para vice do Palmeiras e afirma punição para caso de racismo

Joel Raffo, presidente do Sporting Cristal – Foto: Divulgação

O Palmeiras divulgou nota oficial em repúdio ao episódio e cobrando medidas eficazes das autoridades peruanas, da Conmebol e do Sporting Cristal.

“A reincidência deste crime, cometido por um torcedor do Sporting Cristal, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos”, diz o comunicado.

Cristal x Palmeiras: Conmebol abre processo disciplinar

A Conmebol, por sua vez, confirmou a abertura de um processo disciplinar investigativo. A expectativa é a de que a entidade aplique sanções com amparo no artigo 15 do seu Código Disciplinar, que dispõe especificamente sobre episódios de discriminação racial.

O regulamento prevê, ainda, multa de 100 mil dólares (R$ 563.700,00) a clubes cujos torcedores atentem contra a dignidade humana por motivo de cor da pele, raça, sexo, orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem.

Além disso, se houver reincidência, a punição poderá chegar a 400 mil dólares (R$ 2.253.600,00) e portões fechados, bem como a proiobição da entrada de torcedores e fechamento parcial do estádio.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

À propos de Publisher