Coluna do Fla
·16 avril 2025
Presidente da FIFA confirma playoff para definir adversário do Flamengo no Mundial de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 avril 2025
Faltando cerca de dois meses para o início do Mundial de Clubes, o Flamengo segue aguardando para descobrir o terceiro adversário que enfrentará na fase de grupos. Em meio à indefinição, Gianni Infantino, presidente da FIFA, confirmou que, caso o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decida pela exclusão do Léon (MEX), será realizado um playoff entre Los Angeles FC (EUA) e América (MEX).
— O que estamos considerando é que, se o CAS confirmar a decisão do Comitê de Apelações, a intenção da FIFA é realizar uma partida, um playoff, entre o time que perdeu a final da Liga dos Campeões da CONCACAF, o Los Angeles FC, e o próximo time no ranking, o América — revelou Gianni Infantino aos jornalistas, durante entrevista no Estádio Mercedes-Benz.
O Flamengo aparece no Grupo D do Mundial de Clubes e, até então, enfrentaria Esperánce de Tunis (TUN), Chelsea (ING) e León. Porém, a FIFA excluiu o clube mexicano da competição, visto que o dono da equipe é o mesmo proprietário do Pachuca (MEX), que também irá disputar o torneio. Desse modo, por ir contra as regras da entidade, o adversário do Mengão deu adeus à competição.
Porém, vale ressaltar que o León entrou com recurso na TAS, a fim de retornar ao Mundial de Clubes. Desse modo, o julgamento da equipe mexicana acontece no dia 23 de abril, em Madrid, na Espanha. Ou seja, o ‘plano’ da entidade máxima do futebol só ocorrerá em caso de derrota do time na apelação à Justiça.
O Flamengo pretende faturar, no mínimo, 20 milhões de dólares (cerca de R$ 118 milhões) com a disputa do Mundial de Clubes. O objetivo foi definido pelo presidente Luiz Eduardo Baptista, em reunião com os sócios do Mais Querido. Porém, caso conquiste o título do torneio, o Mengão pode embolsar 102,8 milhões de dólares (R$ 600 milhões) em premiação.