
Central do Timão
·12 juillet 2025
Preparadores do Corinthians comentam convocações de goleiros do clube para a Seleção Brasileira

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·12 juillet 2025
Nesta sexta-feira, 11 de julho, os preparadores de goleiros do Corinthians, Marcelo Carpes e Luiz Fernando, concederam entrevista à Corinthians TV e falaram sobre as recentes convocações de Hugo Souza, Felipe Longo e Gustavo Milani, para as Seleções Brasileiras principal, Sub-20 e Sub-17, respectivamente.
O primeiro foi convocado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti para a Data Fifa do mês de junho para os jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. Longo foi titular em parte da campanha da Amarelinha do título do Sul-Americano Sub-20 na Venezuela nos meses de janeiro e fevereiro de 2025.
Marcelo Carpes à esquerda e Luiz Fernando à direita. Foto: Reprodução/Corinthians Tv
Gustavo Milani – destaque do Sub-17 do Corinthians – , por sua vez, foi convocado na última semana para dias de preparação da Amarelinha na Granja Comary, Teresópolis, visando o Sul-Americano da categoria em 2026.
Inicialmente, Marcelo Carpes celebrou a convocações dos três goleiros corinthianos para as diferentes categorias da Seleção Brasileira, principalmente pelo fato de que, segundo ele, o país produz muitos goleiros de alta qualidade.
“A gente ficou muito feliz com as convocações, porque a gente sabe o quanto é difícil, num país que produz tanto goleiros bons e a mão de obra e a matéria prima tão boa, a gente conseguir ter três goleiros convocados. Eu acho que isso aí fortalece o trabalho de todo mundo e valorizar todos os goleiros, mesmo os que não foram convocados, porque eles ajudam muito no dia a dia, no treino, e a gente ficou muito feliz e esperamos continuar com eles”, iniciou.
Hugo Souza
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Marcelo Carpes: “A do Hugo (Souza) foi um grande prêmio. Eu penso que o Hugo é um menino extremamente trabalhador, focado, do bem, com um potencial absurdo para desenvolver. E é um menino que a gente recebeu aí há um ano e realmente, cara, chegou, se identificou com o clube, tomou conta, assumiu os jogos como protagonista e nos ajudou muito aí no título paulista, no ano passado nos levar pra Libertadores e é um menino com grande potencial que tem tudo aí pra que, Deus queira que seja, o próximo goleiro da Copa.”
Luiz Fernando: “A seleção foi uma evolução que o trabalho deu pro Hugo, que ele vem muito bem, ele chegou aqui assim, muito bem, fez uma, teve uma evolução muito grande, dentro do campeonato, dentro dos trabalhos e, cara, foi premiado com uma convocação que a gente ficou muito feliz, que a gente tá esperando muito isso. Então, assim, acho que essas três convocações foram muito legais pra gente, aquela coisa assim, né, o trabalho tá, tá, tá caminhando e, graças a Deus, estamos conseguindo chegar ao ponto maior do futebol que a seleção.”
Felipe Longo
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Marcelo Carpes: “O Felipe (Longo) é um menino que tá conosco há acho que os seis anos que a gente tá aí. É um menino extremamente promissor, é um menino que é muito seguro, muito profissional. E a gente ficou muito feliz com a convocação dele, porque ele merecia muito essa convocação. Muito dedicado e a gente vê muito potencial nele para que ele seja um dia o goleiro do Corinthians.”
Luiz Fernando: “Ele foi convocado como terceiro goleiro, né? Ele era a terceira opção, ele foi uma convocação, depois não foi mais e depois foi pro Sul-americano. E aí foi muito legal que no Sul-Americano ele começou a jogar, virou titular, fez um baita Sul-Americano e agora virou titular na seleção. Foi muito legal pra gente também, essa evolução dele dentro dessa seleção.”
Gustavo Milani
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Luiz Fernando: “O Milani começou a frequentar o profissional esse ano, ele subiu numa temporada para ficar com a gente e foi uma surpresa muito boa pra gente, é um menino que tem uma competência muito grande, é um menino muito promissor e a gente ficou muito feliz com a convocação. A gente vê que são jogos bons. Um goleiro acima da categoria, essas atuações que ele está fazendo no 17 e com as convocações, nos deixou muito feliz também.”
Por fim, ambos falaram sobre o privilégio de trabalhar no Corinthians e os segredos do dia a dia da preparação de goleiros, citando aspectos fora de campo que podem interferir nas performances dentro de campo – “a parte humana”.
“Muito privilegiado de estar aqui, de poder trabalhar com atletas desse nível e eu acho que o grande segredo do trabalho é tu buscar a evolução deles constante, fazer com que eles tenham a mentalidade vencedora, fazer com que cada dia a gente busque evoluir um pouco, porque a camisa é muito pesada e pra gente alcançar os nossos objetivos a gente precisa trabalhar muito. E eu acho que o grande segredo do trabalho é fazer com que eles acreditem que isso é possível e o dia todo, trabalho de formiguinha todo, dia um pouquinho, acelerando um pouquinho, corrigindo um pouquinho, tentando melhorar de todas as formas, quanto ser humano, quanto goleiro, eu acho que esse é o segredo”, disse Marcelo.
Luiz Fernando complementou: “Primeiramente é gratificante se trabalhar num clube, de um peso de uma camisa como essa, né, vivenciar isso e ficar seis anos aqui não é fácil, a gente já passou por muitas coisas e o trabalho sempre dando fruto. Isso é uma coisa importante, vale ressaltar o Marcelo como responsável pelo trabalho, não é um trabalho jogado, mas é um trabalho que todo dia tem que pensar, todo dia tem que fazer, e não é uma coisa que ‘ah, falou isso, falou que não’.”
“É você acreditar e você pensar e você criar, e não só o lado campo, eu vejo muito isso, o Marcelo tem muito isso o lado fora de campo, que é muito, é o grande ponto a ser conquistado até o fora, porque dentro do campo os trabalhos são quase iguais, não muda muita coisa, mas o fora de campo é muito importante, é você trabalhar com o psicológico goleiro, é você saber a hora que ele tá bom, a hora que ele vem de casa bem, como que ele tá no momento, eu acho que isso é muito importante, além do campo, eu acho que o fora, que o Marcelo faz isso muito bem, ajuda muito”, finalizou.
Confira abaixo o vídeo na íntegra:
Veja Mais: