SPFC 24 Horas
·26 janvier 2025
In partnership with
Yahoo sportsSPFC 24 Horas
·26 janvier 2025
Mal começamos os trabalhos da temporada, e neste domingo, o São Paulo já está diante do primeiro clássico. No Morumbis, o tricolor recebe o Corinthians pela 4ª rodada do Paulistão, logo depois dos meninos de Cotia conquistarem a Copinha sobre o alvinegro. A bola rola às 18h30, com transmissão da Record (para todo o Brasil) e na CazéTV.
Ainda esquentando os motores de 2025, o São Paulo largou no Paulistão com um empate e uma vitória, tendo ainda o jogo adiado contra a Inter de Limeira, pela 1ª rodada. O triunfo neste domingo, além do clichê de ser um clássico, acabou ganhando mais importância após a vitória do Novorizontino sobre o Palmeiras, que tirou o São Paulo da zona de classificação. Pode não parecer relevante, mas não vamos esquecer que em 2024, a vaga no mata-mata só veio nos acréscimos da última rodada, contra o rebaixado Ituano, e graças a um pênalti.
Ainda é princípio de temporada, porém, não deixa de ser um alívio saber que não há nenhum desfalque para o clássico.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: São Paulo x Corinthians
Local: Morumbis
Data: 26 de Janeiro (domingo), 18h30
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistente 1: Alex Ang Ribeiro
Assistente 2: Neuza Inês Back
Quarto árbitro: Vinicius Gonçalves Araújo
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto
Flávio Rodrigues de Souza, árbitro do clássico neste domingo. (Reprodução: LANCE!)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 362
Vitórias do São Paulo: 113
Vitórias do Corinthians: 133
Empates: 116
Gols do São Paulo: 490
Gols do Corinthians: 512
Primeira partida: Corinthians 2 x 1 São Paulo – Paulistão 1930
Última partida: São Paulo 3 x 1 Corinthians – Brasileirão 2024
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Apesar do extracampo turbulento, o momento do Corinthians é de completa lua de mel com seu torcedor. A equipe vem de 10 vitórias seguidas, desde o Brasileirão 2024, e no atual Paulistão, venceu Red Bull Bragantino, Velo Clube e Água Santa.
Posicionado no Grupo A, o Corinthians é líder da chave com 9 pontos, seguido por Mirassol (6pts), Inter de Limeira (3pts) e Botafogo (2pts). Todos possuem 3 jogos, e entram em campo neste domingo.
CURIOSIDADES:
A história completa do São Paulo em Majestosos pode não ser a melhor, mas na atual década, o jogo começou a virar. Desde 2020, foram disputados 18 clássicos, com apenas 3 vitórias do Corinthians. O São Paulo venceu 8, e ocorreram outros 7 empates.
Quando 2019 chegou ao fim e viramos a década, o retrospecto total apontava uma diferença de 130 x 105 nos triunfos; o São Paulo voltou a um espaço de 20 vitórias em 2024, o que não era registrado desde o fim de 2014. É uma distância alta, claro, mas depois de anos sofrendo em Majestosos, vendo o rival se afastar cada vez mais, não deixa de ser algo a se exaltar.
Neste meio tempo, o tricolor chegou a construir um tabu de sete partidas sem derrotas, entre 2021 e 2022; antes da bola rolar neste domingo, são cinco jogos de invencibilidade em Majestosos, com o último revés acontecendo em Julho de 2023, pela semifinal da Copa do Brasil.
Lucas comemorando gol no último Majestoso, disputado em setembro de 2024. (Reprodução: LANCE!)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS: São Paulo: Rafael, Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson e Pablo Maia; Lucas, Luciano e Oscar; Calleri.
Técnico: Luis Zubeldía.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, Alex Santana, Carrillo e Igor Coronado; Memphis Depay e Yuri Alberto.
Técnico: Ramón Díaz