oGol.com.br
·20 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 décembre 2024
Depois da confirmação de Fábio Carille como novo técnico do Vasco, restam três vagas em equipes da elite do Campeonato Brasileiro. A pouco mais de 10 dias da virada para 2025, apenas Atlético Mineiro, Grêmio e Santos seguem sem comando.
Quem no momento parece mais próximo de um final feliz é o Tricolor Gaúcho. Depois da saída de Renato Portaluppi, ídolo do Grêmio como técnico e jogador, a diretoria do clube abriu negociações com Tite e Hernán Crespo, mas as tratativas não evoluíram.
O nome da vez é o do português Pedro Caixinha, ex-Red Bull Bragantino. Depois de obter vaga na Copa Libertadores e até brigar na ponta da tabela em 2023, o Braga Bull teve enorme queda de rendimento em 2024. Para escapar do rebaixamento, o que acabou por conseguir, o clube de Bragança optou pela demissão do treinador.
Com 54 anos de idade, Pedro Caixinha tem larga experiência no futebol. Em Portugal, ele comandou o Nacional e ainda soma experiências no futebol do Catar, da Arábia, e em clubes como o Rangers, o Cruz Azul e o Talleres, da Argentina.
O Atlético Mineiro, por sua vez, viveu um 2024 para esquecer. O Galo chegou às finais da Copa do Brasil e Copa Libertadores, mas ficou sem troféus e ainda correu risco de rebaixamento nas rodadas finais do nacional.
A diretoria do clube sonha com a chegada do luso Luís Castro, mas as negociações avançam lentamente por conta das exigências do treinador. O plano B seria outro português, António Oliveira, ex-Corinthians, Cuiabá e Athletico Paranaense.
O Santos é quem vive situação mais delicada na escolha e acerto com um novo nome para o comando. Fábio Carille foi demitido antes do fim da disputa da segundona, há pouco mais de um mês, e o Peixe ainda não fechou com ninguém.
Algumas negociações já fracassaram, entre elas com Luís Castro e Gustavo Quinteros, técnico do Vélez Sarsfield. Agora, o nome pretendido pelo clube é Gustavo Costas, atual técnico do Racing. O porém é que o experiente treinador faturou o título da Copa Sul-Americana e deve renovar contrato.
Com o fim do ano de 2024 perto do fim, Atlético Mineiro, Grêmio e Santos certamente não pretendem adiar ainda mais o planejamento para a nova temporada. Até aqui, o trio começa o Ano Novo em desvantagem para com a concorrência.