terceiroanel.blog
·1 novembre 2023
Óscar Cardozo recordou as sete temporadas que passou no Benfica

In partnership with
Yahoo sportsterceiroanel.blog
·1 novembre 2023
Óscar Cardozo recordou, com carinho, as sete temporadas que passou no Benfica. O avançado paraguaio de 40 anos, ainda em atividade no Libertad, elegeu o hat trick ao Sporting, há quase 10 anos, para a Taça de Portugal, como a melhor recordação da passagem pela Luz.
Melhor em campo para A BOLA com nota 9
«Ah, sim. Incrível. Nunca será apagado da minha memória. Nunca, jamais! Fazer três golos contra o Sporting no Estádio da Luz foi incrível. Foi muito importante para mim, para a minha família, para os adeptos. Este momento é inesquecível. Na verdade, maravilhoso», disse, em declarações partilhadas pelo Benfica, sobre um jogo no qual Rúben Amorim também esteve em campo pelos encarnados, que venceram por 4-3, após prolongamento.
Além desse jogo, Cardozo também não esquece a meia-final da Liga Europa com o Fenerbahçe, na Luz. Depois de um empate a um golo em Istambul, as águias venceram por 3-1, com dois golos do avançado.
Quando puxou o filme atrás, Cardozo contou uma história com significado especial: «Há uma que me marcou um pouco. A jogar aqui [no Estádio da Luz], eu estava no banco, aquecia para entrar em campo. Acho que entrei quando faltavam 15 minutos. Antes de entrar, um rapazinho disse-me: ‘Cardozo, vais entrar e marcar um golo.’ Eu: ‘Ai sim? Se marcar, dou-te a camisola.’ Bem, entrei e, após cinco minutos ou seis minutos, marquei o golo. Nunca pensei que fosse marcar um golo. Marquei o golo, tirei a camisola, dei-a ao rapazinho e fiquei sem camisola. Vim para aqui [boca do túnel] esperar que o roupeiro me trouxesse outra camisola. E isso marcou-me muito.»
Rui Costa festeja um dos dois golos oferecidos por Cardozo no jogo com o FC Copenhaga, na estreia oficial do paraguaio, em agosto de 2007. Foto André Alves/ASF
O primeiro dia no Estádio da Luz «foi incrível». «Nunca imaginei que a primeira vez que entrei no estádio fosse assim. As pessoas a gritar, a apoiar. Nunca tinha jogado num estádio cheio e a verdade é que me emocionei bastante no primeiro jogo na Luz», afirmou Cardozo, que se estreou, oficialmente, contra o FC Copenhaga (2-1), jogou no qual fez duas assistências para golos de… Rui Costa.
Cardozo guarda com carinho o amor dos adeptos, ilustrado, por exemplo, no cântico que lhe dedicaram: «A verdade é que isso foi incrível. Nunca pensei que fosse ter uma música num clube tão grande como o Benfica. Muito feliz, muito contente. É algo recordarei para sempre. Ninguém o vai apagar.»
Melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, com 171 golos, Cardozo foi eleito pelos sócios para o Mural dos Campeões da Luz, inaugurado a 25 de outubro, por ocasião do 20.º aniversário do estádio. «Nunca esperei estar entre os 20 jogadores mais importantes. Obrigado aos adeptos. Penso que fiz bem o meu trabalho. E, ao marcar golos, acho que também conquistei os adeptos. Agradeço às pessoas que votaram em mim», rematou.