Território MLS
·6 février 2025
In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·6 février 2025
Eduard Atuesta está a detalhes de trocar o Palmeiras pelo Orlando City, retornando a MLS após 2 meses
Não deu nem tempo de sentir saudades. Eduard Atuesta está voltando a MLS em 2025, após disputar a competição no ano passado com a camisa do Los Angeles FC. Porém, o destino do volante colombiano será na Costa Leste, mais precisamente o Orlando City, clube da Flórida.
A princípio, os Leões da Flórida buscavam um empréstimo com opção de compra junto ao Verdão, mas era exigido que o Verdão, ao menos, dividisse o salário do jogador, algo rechaçado pelo clube brasileiro. A alternativa encontrada foi a do Palmeiras rescindir o contrato do colombiano, mantendo porcentagem dos seus direitos econômicos e com ele abrindo mão de boa parte dos vencimentos que tinha a receber.
Desta forma, Atuesta já está seguindo rumo aos Estados Unidos para assinar o novo vínculo com o Orlando City e ser apresentado oficialmente. Ao todo, foram 63 jogos com a camisa do Palmeiras, dois gols e três assistências, com a conquista de 2 Campeonatos Brasileiros, 1 Recopa Sul-Americana e 1 Supercopa do Brasil.
Aos 27 anos, Eduard Atuesta surgiu no Independiente Medellín, da Colômbia, e permaneceu no clube do seu país natal por três temporadas, até ser negociado em 2018 para o Los Angeles FC, da MLS.
No primeiro momento, o volante chegou num contrato de empréstimo, mas ao final daquela temporada, o clube norte-americano exerceu a opção de compra e assinou com o colombiano em definitivo.
Embora nunca tenha sido um dos principais nomes do LAFC, Atuesta ganhou a simpatia dos torcedores, recebendo o apelido de “El Profe”. Foi na equipe da California em que o jogador conseguiu mais sequência em campo, disputando quatro temporadas seguidas, com 108 jogos, nove gols marcados e 21 assistências cedidas.
Após a passagem pelo LAFC, Atuesta foi negociado com o Palmeiras no início de 2022, por pouco mais de US$3.5 milhões na época. O jogador gerou bastante expectativa na torcida, mas devido a algumas lesões, e a falta de adaptação ao futebol brasileiro, o volante não conseguiu ter um bom desempenho em campo, e em duas temporadas, atuou em 59 partidas, saindo do banco na maioria das vezes.
Sem espaço no elenco de Abel Ferreira, Atuesta voltou ao LAFC no começo de 2024, e por lá, disputou 41 jogos, marcou quatro gols e deu três assistências, ajudando a equipe a chegar nas semifinais da Conferência Oeste da MLS, e sendo campeão da US Open Cup. Porém, ao final da temporada, o clube norte-americano não ativou a opção de compra e o colombiano voltou ao Brasil