Esporte News Mundo
·22 août 2025
Opinião: Vojvoda era a melhor opção para o Santos?

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·22 août 2025
— Continua depois da publicidade —
O Santos anunciou a contratação do técnico Juan Pablo Vojvoda, que teve grande passagem pelo Fortaleza. O Peixe estava sob o comando de Cleber Xavier, demitido após sofrer uma goleada histórica para o Vasco. Mas será que o argentino era a melhor opção para a equipe da Baixada Santista?
Por todo o conjunto da situação que o Santos atravessa neste momento, a resposta é sim, mas o jogo de Vojvoda não será ‘mil maravilhas’, caso o torcedor pense isso.
No Fortaleza, o comandante praticava um futebol da ‘escola argentina de técnicos’, onde utilizava um jogo mais vertical, usando a posse de bola na tentativa de atrair o adversário para o seu campo defensivo e contra golpeá-lo. Além disso, o jogo pelas pontas, com atacantes abertos e os laterais indo ao fundo e participando bem da partida.
Outro possível ‘problema’ para o torcedor com o treinador argentino seria o uso de jogadores das categorias de base, contradizendo a tradição do Peixe. No Laion, o comandante costumava dar mais chances a atletas como Kervin Andrade e Lucca Prior nas primeiras fases da Copa do Nordeste e Campeonato Cearense, mas usava os jovens mais para compor o elenco.
Em contramão a Kervin e Lucca Prior, o zagueiro Gustavo Mancha foi muito utilizado nesta temporada. Mas por ter tido um grande destaque desde que começou a atuar. Ele, inclusive, tem sido um dos pilares da equipe cearense no ano.
E, antes que digam que no Fortaleza não tem pressão, não é isso que estou querendo dizer. Mas a torcida tricolor teve paciência com o treinador e seu estilo de jogo. Isso é diferente da pressão. Será que a torcida santista teria o mesmo sentimento, em algo parecido com o ex-comandante da equipe, Fábio Carille?
Já que Carille conquistou a Série B, e apesar de alguns tropeços, teve certa folga na liderança. O time, porém, não joga aquele futebol vistoso que a torcida do Santos espera e vaiou o treinador na premiação do torneio. Consequentemente, ele foi demitido pouco depois.
Caso Vojvoda não dê uma solução rápida, os adeptos alvinegros teriam a mesma paciência? Além disso, o torcedor também tem a questão de mostrar aquele futebol envolvente, alegre e ousado, liderado pelo camisa 10, Neymar.
Mas, no fim das contas, o Santos atravessa um momento difícil, assim como o mercado de treinadores para o Brasil, e o torcedor também precisa entender isso. Portanto, diante deste cenário, Juan Pablo Vojvoda foi o melhor para o Santos.