AVANTE MEU TRICOLOR
·22 avril 2025
Nova joia de Cotia, Lucas Ferreira tem melhores índices de defesa para um atacante no São Paulo nos últimos dez anos

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·22 avril 2025
Ponta vive ótimo momento no profissional (Victor Monteiro)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
Não foi desta vez que Lucas Ferreira conseguiu seu primeiro gol ou mesmo sua primeira assistência no time profissional do São Paulo, mas isso não quer dizer que seus números sejam decepcionantes. Pelo contrário: em pelo menos duas estatísticas mais alternativas, ele teve um rendimento bastante relevante, conforme dados da Opta.
Ao longo dos dois últimos anos, em apenas duas ocasiões um jogador são-paulino teve mais duelos ganhos numa mesma partida que os 14 que o atacante acumulou no domingo (20).
Mas o que mais surpreende é que numa dessas ocasiões foi protagonizada pelo próprio Ferreira, com 15, uma semana antes, no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro — o recorde no período é de Michel Araújo, que teve dezessete na vitória por 2 a 0 sobre a Puerto Cabello no Morumbi, pela Copa Sul-Americana de 2023.
Já a outra estatística é ainda mais impressionante: a quantidade de desarmes. Os nove que ele somou diante do Santos o colocam em terceiro lugar no ranking geral para jogos do Tricolor desde 2015, que é quando começam os dados detalhados da Opta.
Ou seja, dentre os 706 jogos que o time disputou nestes mais de dez anos, em somente seis (0,8%) um são-paulino atingiu pelo menos o mesmo número, e nenhum dos outros cinco foi um atacante.
O recorde é de Petros, com 11 desarmes no esquecível jogo da semifinal do Campeonato Paulista de 2018, contra o Corinthians, no Itaquerão, e Húdson teve um a menos num empate por 1 a 1 com o Linense em São José do Rio Preto, em 2016. Aliás, dos seis jogos da lista, terminaram em vitórias só o de ontem e uma goleada por 5 a 0 sobre o Bragantino, pelo Paulistão de 2015, auxiliada por nove desarmes de Lucão.
Direct
Direct
Direct