oGol.com.br
·3 mai 2025
Napoli bate o Lecce, emplaca quarta vitória seguida e dispara na liderança

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·3 mai 2025
O Napoli fez a sua obrigação fora de casa e jogou a responsabilidade para a Internazionale na briga pelo título italiano. Pela 35ª rodada, os azzurri venceram o Lecce por 1 a 0 e aumentaram a vantagem na liderança.
Com a vitória, o Napoli chegou aos 77 pontos e abriu seis de vantagem para a Inter, que ainda joga na rodada diante do Hellas Verona. O Lecce estacionou nos 27. em 17°.
O começo da partida ficou marcado por protestos da torcida do Lecce. O clube, de uma forma geral, mostrou a sua insatisfação com a falta de sensibilidade da federação italiana com a realização da partida poucos dias após a morte do fisioterapeuta do clube, Graziano Fiorita.
Os protestos que começaram no meio de semana na partida contra a Atalanta, se estenderam para o primeiro jogo em casa. Nos primeiros minutos, os torcedores atiraram sinalizadores dentro do gramado e paralisaram a partida por cerca de dez minutos.
Dentro de campo, o Napoli respeitou o luto adversário, mas correu atrás do seu objetivo. Logo cedo, Lukaku recebeu cruzamento, desviou nas redes e não comemorou o gol, em forma de respeito. A vantagem, no entanto, foi anulada por impedimento assinalado pelo VAR.
O atual líder do Italiano sustentou a postura ofensiva e martelou de forma vertical até arrancar a vantagem. Aos 25, Giacomo Raspadori, um dos remanescentes do título em 2023, acertou uma pancada em cobrança de falta e colocou o Napoli em vantagem.
Com o placar favorável, os visitantes diminuíram a rotação da partida e pararam de agredir a defesa do Lecce. Os donos da casa também ofereceram poucos riscos e não criaram chances antes do intervalo.
O Napoli tentou manter o controle da partida no retorno do intervalo, mas ficou por pouco tempo com a posse de bola. Sem intensidade para voltar a construir chances, os comandados de Antonio Conte perderam o domínio da partida aos poucos e passaram a ser ameaçados.
A necessidade de pontuar forçou o Lecce a desafiar o líder italiano. Os donos da casa assumiram as iniciativas ofensivas e preocuparam a defesa do Napoli.
As deficiências ofensivas, no entanto, foram as principais barreiras que impediram a transformação do volume ofensivo em chances. O Lecce ocupou o campo de ataque e não conseguiu criar chances claras.
Embora a vantagem perigosa, o Napoli suportou o crescimento adversário e se defendeu com qualidade para segurar a vitória importante e dar mais um passo no caminho do título.