MundoBola Flamengo
·5 mai 2025
Mundial de Clubes: TAS entra na reta final do julgamento que afeta grupo do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5 mai 2025
Nesta segunda-feira (5), na Suíça, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) finalizou a audiência sobre a expulsão do León do Mundial de Clubes. O tribunal analisou o pedido do time mexicano para retornar ao torneio, o processo da Alajuelense-CRI e já prepara a divulgação do veredito. Essa decisão impacta diferente o grupo do Flamengo.
O León trabalha com a expectativa que o veredicto seja divulgado na madrugada desta terça-feira (6), quando já será manhã na Europa. A informação é do portal 'ESPN'.
Após a análise, o TAS precisa decidir se o clube mexicano tem o direito de disputar o Mundial de Clubes ou a exclusão será mantida. O León foi retirado por pertencer ao mesmo grupo do Pachuca, também mexicano, o que está em desacordo com o regulamento de competições da Fifa.
Segundo pessoas envolvidas na audiência, a principal alegação da defesa é que os clubes possuem razões sociais diferentes, ainda que pertençam ao Grupo Pachuca. Além disso, foi revelado que o León deseja deixar o conglomerado e só não o fez por questões burocráticas.
Apesar de chegarem ao tribunal como processos distintos, o caso da Alajuelense também deve ter a sua decisão divulgada na madrugada desta terça. A equipe da Costa Rica alega ter o direito pelo ranking, já que os times colocados acima são do México ou dos Estados Unidos. E o regulamento da Fifa determina um limite de times do mesmo país classificados pelo ranking.
A depender da decisão, o TAS vai definir o último integrante do grupo do Flamengo no Mundial de Clubes. O Rubro-Negro, Chelsea e o Esperance de Tunis são os membros do Grupo D neste momento. A competição acontece entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
Presidente da Fifa, Gianni Infantino afirmou recentemente que irá respeitar a decisão do TAS sobre quem deve herdar essa vaga no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes.
Agora, caso o tribunal entenda que o León não tem direito de participar e deixe a decisão do substituto para a entidade, a ideia é a disputa de uma repescagem entre o Los Angeles FC e o América do México.
"O que estamos vendo é que, se a TAS confirmar a decisão do Comitê de Apelações, a intenção da Fifa é jogar uma partida, um playoff, entre o time que perdeu a final da Liga dos Campeões da Concacaf, o LAFC, e o próximo time no ranking, que é o América", disse Infantino.
A entidade, aliás, já definiu possíveis datas para esse confronto: 21, 28 ou 31 de maio.