Monsalve e Cristaldo tentaram ajudar, mas Reinaldo (mais uma vez) conseguiu entregar a vitória gremista
Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.
Um empate que o Grêmio tem muito a lamentar. Dava e muito para vencer. Tinha que ter vencido. O Grêmio deveria ter vencido. Não fez porque o clube insiste em um jogador que, infelizmente, não corresponde a confiança que lhe dão.
Futebol é um jogo individual e que forma um coletivo. Reinaldo tá prejudicando o coletivo. O Grêmio perdeu dois pontos por conta única e exclusiva dele. Reinaldo conseguiu deixar uma bola passar, não dominar, levar um drible como se fosse um boneco parado e ainda deixar o cara finalizar. Foram quatro erros na mesma jogada. Reinaldo comprometeu mais uma vez. Não foi um lance isolado. Não é uma sequência de boas atuações com um ou outro erro isolado. Todos sabemos que a qualquer momento o Reinaldo poderá falhar e entregar uma partida. Eu imagino que ele só tá jogando porque o Mayke não é um cara com nível suficiente para a titularidade. Só pode ser isso. Mas já estou começando a pensar seriamente se não deveriam pegar um lateral da base e colocar ali. Mesmo que vá oscilar (todos os técnicos falam isso dos guris, mas quer maior oscilação que os veteranos?), tem maior chance de dar certo um garoto do que o Reinaldo. Diria que até o Pedrinho, de 16 anos, que tá jogando no Sub-20, me seria mais confiável no momento.
Em uma linha menor de responsabilidade, o Marquesín também precisa ser falado. Mais uma vez, nem o canto do pênalti ele acertou e o segundo gol o cara fez “golpe de vista”. Não é obrigação do goleiro pegar todos os pênaltis, mas no mínimo acertar os canto (isso envolve conhecer o batedor) e catar um ou outro poderia acontecer, né? No segundo gol, tinha que ao menos tentar pegar o chute cruzado. Não dá pra chamar de falha, mas eu adoraria estar aqui falando de um milagre do Marquesín. E, pra ser justo, quando se usa a palavra milagre, já inocenta o goleiro. Por conta disso, coloco ele em uma linha mais abaixo. Só faço a reflexão de que poderia ser mais.
O grande ponto positivo é que essa foi a partida que eu mais gostei do trio de meio. Soteldo em uma ponta, Monsalve na outra e Cristaldo pelo meio. Tá nítido pra mim que o Monsalve fica um ponto prejudicado mais aberto, porém, hoje funcionou bem melhor do que vinha funcionando. Acho que tem chance de engrenar.
Mesmo que o Soteldo não tenha necessariamente encaixado aquela jogada individual que transforma em gol, ele é fundamental para fazer o diferente. Tem que ficar.
Monsalve fez um golaço que vai cada dia mais comprovando que ele é acima da média e tem muito repertório. O colombiano já marcou com chute forte, fraco, só encostando na bola e agora até de cavadinha na frente do goleiro. É diferenciado, não tem como. Penso que temos que aproveitar para vê-lo jogar aqui porque tá nítido que algum europeu vai pegá-lo em não muito tempo. O cara tá pronto.
Cristaldo foi mega importante nos dois gols. Ele começa a jogada do primeiro e dá assistência para a do segundo. Essa é aquela partida decisiva do Cristaldo que a gente conhece. Pode não chamar tanto atenção nos 90 minutos, mas estava nas duas jogadas de gol.
Braithwaite fez um jogo bem ok e, sinceramente, não entendi porque saiu tão irritado. Alexandre Mendes (na real, o Renato) sacou ele pra colocar o Diego Costa. A gente pode debater se não seria melhor atuar com dois centroavantes e apostar em outra forma de jogar que não o sistema que não favorecia o centroavante, blz, mas a atuação do Braithwaite não dá sustentação para defender o dinamarquês como sendo uma grande injustiça. Ele pouca coisa conseguiu ajudar, além do lance do primeiro gol. E não é um absurdo tirá-lo para o Diego Costa. Por conta desse pensamento, é meio exagerada a revolta do Braithawite depois da troca. Ok, ninguém gosta de ser substituído, nem precisamos achar que existe uma crise nisso, porém, foi meio desproporcional.
No fim, o que fica é que empatar não seria um péssimo negócio. Agora, assim como contra o Palmeiras e Galo, o Grêmio tinha a vitória na mão e deixou escapar. Algo que beira o inacreditável. Se bem que ninguém tem mais dúvidas que, com Reinaldo em campo, existe a chance do jogo ser entregue a qualquer momento para o adversário.