Mentalidade e sacrifício: Samuel Lino conta como mudou após sair do Flamengo | OneFootball

Mentalidade e sacrifício: Samuel Lino conta como mudou após sair do Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·1 août 2025

Mentalidade e sacrifício: Samuel Lino conta como mudou após sair do Flamengo

Image de l'article :Mentalidade e sacrifício: Samuel Lino conta como mudou após sair do Flamengo

Reforço mais caro da história do Flamengo, Samuel Lino carrega uma diferença fundamental em relação às outras contratações do Rubro-Negro na temporada. É que o atacante já passou pelas categorias de base do clube, inclusive sagrando-se campeão da Copinha em 2018.

Nesta sexta-feira (1º), em coletiva de imprensa na apresentação oficial do atacante, no Ninho do Urubu, Samuel respondeu a uma pergunta do MundoBola Flamengo sobre a evolução desde então. Na resposta, o jogador voltou a falar sobre a saída do clube carioca e o que mudou após tantos anos na Europa.


Vidéos OneFootball


Segundo ele, o principal aprendizado neste tempo foi cuidar de si, seja no aspecto mental ou físico. O objetivo é estar sempre pronto para a chance de atuar no mais alto nível.

"Não vou mentir que não pensei um dia. Desde que eu saí daqui, falei: 'Vou voltar um dia'. E mudou a minha mentalidade, [no sentido] de que quando aparecesse outra oportunidade de jogar em um clube grande, daria tudo de mim. Demonstrar muito mais, cuidar muito mais da alimentação, do corpo. Tentaria melhorar todos os quesitos na parte mental e física", disse Samuel Lino.

O novo atacante do Flamengo ainda ressaltou que, no futebol atual, é necessário fazer todo um trabalho de preparação para conseguir desenvolver da melhor forma o esporte.

"Foi isso que pensei quando saí daqui, que eu tinha que fazer isso, melhorar muito mais para me manter em um clube gigantesco. Porque se você não tem um trabalho de se cuidar, cuidar do corpo, da mente, você não consegue chegar", destacou.

Só o talento, de acordo com Samuel Lino, não adianta. Curiosamente, é um recado parecido ao de Saul Ñíguez, outro reforço recente do Flamengo, ao atacante português João Félix — que também já foi alvo de interesse do Rubro-Negro este ano.

"Porque só jogar futebol, hoje em dia, não está dando. Você pode ter um talento incrível, mas se você não tiver um trabalho por trás, não consegue chegar ao topo. Foi isso que prometi para mim: trabalhar, cuidar de mim e, quando chegasse em um clube gigantesco novamente, eu me manter nele", completou.

Oportunidade de mostrar o que não conseguiu na base

Apesar de ter vestido o Manto antes de chegar aos profissionais, Samuel Lino ficou pouco tempo na base do Flamengo. Estava emprestado pelo São Bernardo, time pelo qual fez a estreia como profissional, e logo partiu para o Gil Vicente-POR. De lá, foi para o Atlético de Madrid e também jogou no Valencia.

Ainda em resposta à pergunta do MundoBola Flamengo, Samu reconheceu que também tem como objetivo mostrar algo que não conseguiu na primeira passagem.

"Aqui na base, eu não tive... Lógico que eu tive a oportunidade, só que eu acho que não tive essa liberdade de mostrar realmente quem eu sou. Eu também joguei de centroavante por alguns jogos. Mas foi um bom aprendizado", disse.

Ainda que não tenha desempenhado o melhor futebol, Samuel ressaltou que a experiência o fez crescer e gerou novos aprendizados. Considerando o que ainda viria pela frente na carreira, o jogador valorizou a vivência.

"Às vezes, coisas passam para você aprender, para você amadurecer. E vir aqui na base naquele ano, naquela época, me fez crescer e mudar muito a mentalidade para o que viria na minha carreira. Ajudou bastante", garantiu.

Por fim, Samuel destacou a curiosidade de sair há tanto tempo e voltar como reforço mais caro da história. O atleta ressaltou que pensa em desempenhar aquilo que não conseguiu na primeira passagem.

"Não sabia que naquela época ia sair daqui para voltar sendo a maior contratação. Acho que foi o destino, Deus. O caminho foi feito assim, e hoje estamos aqui. Espero demonstrar tudo o que eu tenho, que eu não demonstrei naquela época", finalizou Samuel Lino.

À propos de Publisher