Jogada10
·16 mai 2025
Luiz Araújo brilha, Flamengo vence LDU e segue vivo na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·16 mai 2025
O Flamengo está vivo na Libertadores. Com gols de Léo Ortiz e Luiz Araújo, o Rubro-Negro venceu a LDU, do Equador, por 2 a 0, nesta quinta-feira (15), no Maracanã, pela 5ª rodada do Grupo C. O time comandado por Filipe Luís dominou a partida do início ao fim e poderia ter feito até mais gols. Contudo, a vitória por dois gols de diferença foi o suficiente para colocar a equipe rubro-negra na zona de classificação às oitavas de final.
Com a vitória, o Flamengo chegou a oito pontos e igualou a pontuação da LDU, mas assume o segundo lugar pelo critério de saldo de gols. Portanto, chega na última rodada dentro da zona de classificação e depende apenas de si para avançar às oitavas de final. O Rubro-Negro encerra a fase de grupos diante do Deportivo Táchira, da Venezuela, dia 28, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
O Flamengo jogou em ritmo de treino de ataque contra defesa no primeiro tempo. Afinal, o Rubro-Negro dominou as ações, teve quase 70% de posse de bola e finalizou 13 vezes. Contudo, o time comandado por Filipe Luís pecou no aproveitamento das finalizações. Dessa forma, perdeu a oportunidade de aplicar uma vantagem mais confortável ainda na primeira etapa.
Em menos de dez minutos, o Flamengo saiu na frente do placar no Maracanã. Após cobrança de escanteio de Luiz Araújo, Léo Ortiz subiu muito alto e mandou a bola no canto de Gonzalo Valle. Aliás, o goleiro da LDU foi um grande personagem do primeiro tempo. Afinal, fez boas defesas, como nas finalizações de Luiz Araújo, Michael e Arrascaeta.
Depois dos 30 minutos, o Flamengo diminuiu o ritmo. A LDU, no entanto, quase não conseguiu sair do campo de defesa. O time equatoriano conseguiu apenas uma escapada, aos 36, e até que levou perigo. Após cruzamento de Quiñónez, Gruezo aproveitou o rebote de Rossi e chutou por cima. Mas não foi o suficiente para mudar o panorama da partida.
Léo Ortiz fez o primeiro gol do Flamengo contra a LDU- Foto Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo repetiu a dose na etapa final. Assim, o Rubro-Negro manteve o ímpeto e pressionou a LDU nos primeiros minutos. Em menos de 10 minutos foram duas chances com Luiz Araújo. Entretanto, o camisa 7 não desperdiçou a segunda oportunidade. Após jogada de Alex Sandro, o homem mais decisivo da noite aproveitou a sobra no meio da área e colocou a bola no fundo das redes do time equatoriano.
Após ampliar, o Flamengo diminuiu o ritmo. Afinal, o Rubro-Negro sentiu o desgaste da intensidade aplicada desde o início da partida. Mesmo assim, a LDU não conseguia ter a bola e encontrar espaços. O time equatoriano insistia mais pelo lado direito com Quiñónez, mas não conseguiu acertar o último passe. Portanto, nada atrapalhou a festa da Nação, que colocou mais de 65 mil no Maracanã.
Luiz Araújo fez gol e deu assistência na vitória sobre a LDU – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Libertadores – 5ª rodada do Grupo C Data: 15/05/2025 Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) Público: 61.223 pagantes (65.831 presentes) Renda: R$ 3.299.406,75 Gols: Léo Ortiz, 9’/1ºT (1-0); Luiz Araújo, 8’/2ºT (2-0) FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; De la Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo (Matheus Gonçalves, 44’/2ºT), Michael (Everton, 11’/2ºT) e Bruno Henrique (Pedro, 11’/2ºT). Técnico: Filipe Luís LDU: Gonzalo Valle; De la Cruz (Quintero, 20’/2ºT), Ricardo Adé, Allala e Quiñóñez; Minda (Villamíl, 28’/2ºT), Gruezo e Cornejo; Alzugaray (Melvin Díaz, 20’/2ºT), Alvarado (Pastrán, 39’/2ºT) e Álex Arce (Estrada, 39’/2ºT). Técnico: Pablo Sánchez Árbitro: Andrés Rojas (COL) Assistentes: Miguel Roldan e Mary Blanco (Ambos da Colômbia) VAR: Heider Castro (COL) Cartões Amarelos: Alex Sandro (FLA); Mina, Cornejo, Ricardo Adé, Gruezo (LDU)