Mundo Rubro Negro
·15 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundo Rubro Negro
·15 novembre 2024
Ricardo Lomba vai lançar candidatura à presidência do Conselho Deliberativo do Flamengo. O MRN apurou com exclusividade que o apoiador de Luiz Eduardo Baptista (Bap) na eleição presidencial é o escolhido para tentar angariar votos de toda a Oposição e deve anunciar seu nome na corrida ao CoDe nesta sexta-feira (15).
O discurso de Lomba será focado principalmente na Reforma Estatutária para melhoras na governança e profissionalismo, base das candidaturas de Bap e Maurício Gomes de Mattos (MGM). Estratégia para tentar unificar os votos da Oposição à gestão de Landim. A eleição do Conselho Deliberativo do Flamengo será dia 16 de dezembro, na Gávea. Uma semana depois dos sócios definirem o novo presidente do clube.
As mudanças no estatuto do clube são desejo antigo de diferentes grupos associados e apontadas como necessárias para garantir a estabilidade financeira do clube. Ainda que a Lei de Responsabilidade Fiscal de 2015 estabeleça que quem lesar o patrimônio ou a imagem do Flamengo pode responder com bens particulares, a alegação é que o patamar atual exige aumentar as barreiras que impeçam um futuro presidente ou dirigente de prejudicar o clube sozinho.
O processo de inscrição de chapas para o CoDe iniciou no dia 30 de setembro e vai até 11 de dezembro. O ex-VP Wallim Vasconcellos é um dos especulados como candidato. Rodolfo Landim também é apontado como possível concorrente caso Dunshee não vença a eleição.
Ricardo Lomba foi vice-presidente de Futebol do Flamengo entre 2017 e 2018. Apoiado pelo então presidente Eduardo Bandeira, concorreu à presidência do clube, mas foi derrotado por Landim. Ele também já concorreu ao CoDe, em 2021, e perdeu para Antônio Alcides. Agora apoiador de Bap, tenta ser o elo na Oposição para vencer a corrida pelo Conselho Deliberativo.
Além da Reforma Estatutária, Lomba quer focar em um melhor funcionamento do próprio Conselho Deliberativo, alvo de algumas críticas atualmente. O MRN teve acesso a algumas das discussões que o candidato pretende propor aos conselheiros, entre eles estão temas como reuniões híbridas e virtuais, um pedido de muitos conselheiros que não moram no Rio de Janeiro ou não conseguem comparecer na sede:
Fontes ligadas a Lomba afirmam que as propostas não são críticas ao atual presidente, Antônio Alcides, também apoiador de Bap, mas medidas que seguem o discurso de melhorar a governança.
“A ideia é consolidar as melhores práticas de todas as correntes, até para de fato ouvir a todos que têm como missão modernizar nosso Estatuto”, disse uma primeira fonte, seguida de outro membro da campanha:
“Nem tudo isso é crítica à condução do Alcides. O Estatuto não é rígido e é preciso reforçar a governança também para o conselho se respeitar mais e ser mais respeitado pela diretoria.”
Marcada para o dia 16 de dezembro, de 8h às 21h, na Gávea, a eleição definirá o presidente do Deliberativo rubro-negro no triênio 2025/22026/2027. As votações costumam contar com menos de 1 mil sócios dos cerca de três mil conselheiros. Poderão votar: membros do Corpo Transitórios eleitos no dia 9 e todos os sócios proprietários natos e que estiverem inscritos para o Conselho no próximo triênio.
Os candidatos que desejarem concorrer precisam inscrever as chapas até o dia 10 de dezembro e terão um dia para apresentar pedido de impugnação de algum concorrente. O números das chapas será sorteador pela Mesa Diretora do Conselho Deliberativo. Como citado anteriormente, além de Ricardo Lomba, Wallim e Landim são cotados como candidatos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.