Hugogil.pt
·10 juillet 2025
Kokçu agita o mercado: declarações do pai causam impacto

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·10 juillet 2025
O futuro de Orkun Kokçu continua a ser tema quente no mercado de transferências. Desta vez, foi o próprio pai do médio internacional turco, Halis Kokçu, a comentar publicamente o desejo do filho em representar o Besiktas, reforçando, no entanto, que qualquer negociação terá sempre de passar pelo Benfica.
«O meu filho sempre foi aberto relativamente ao Besiktas. Fez declarações claras sobre o clube, falou com o coração. Atualmente tem contrato com o Benfica. Quem estiver interessado terá de pagar ao Benfica, que pagou 29,7 milhões de euros ao Feyenoord para comprá-lo. Eles também não querem perder dinheiro. O Benfica vai decidir. Eu não interfiro no negócio», afirmou Halis Kokçu, em declarações ao jornal turco Hurriyet.
O pai do jogador recordou ainda um episódio passado que envolveu o Besiktas e que, na altura, não correu da melhor forma:«Quando meu filho jogava pelo Feyenoord tivemos um encontro com Erdal Torunogullari. Depois veio o Serkan Reçber, então diretor do clube, com quem tivemos uma conversa, e com o qual chegámos a acordo, mas aqueles que administravam o clube naquela época, aqueles que geriam o dinheiro, não agiram bem. Disseram que tinham encontrado um melhor do que meu filho.»
Apesar desse episódio, a família mantém o carinho pelo clube de Istambul:«Mostrámos toda a proximidade ao Besiktas no passado. É uma questão de oferta e procura. No passado o meu filho já deixou mensagens que mostravam a sua vontade de jogar no Besiktas. Claro que ficaríamos felizes se isso acontecesse agora. Mas é preciso chegar a acordo, até porque existem outros pretendentes», acrescentou.
O presidente do Besiktas, Serdal Adali, esteve recentemente em Portugal para tentar acelerar as negociações com o Benfica, que, segundo A BOLA já revelou, estão bem encaminhadas. Em cima da mesa está um empréstimo por uma época, com opção de compra obrigatória fixada em 25 milhões de euros, mais 5 milhões em objetivos, perfazendo um total de 30 milhões de euros — o que permitirá à SAD liderada por Rui Costa recuperar o investimento realizado em 2023.
A possibilidade de rumar ao Besiktas, clube de que é adepto desde pequeno, agrada ao jogador. O internacional turco estaria perto de assinar por cinco temporadas, auferindo um salário a rondar os cinco milhões de euros limpos por ano, podendo ainda vestir a camisola 10 e até assumir braçadeira de capitão. A confirmar-se o negócio, será a contratação mais cara da história do Besiktas.