MundoBola Flamengo
·27 mai 2025
José Boto diz que clubes contratam técnicos portugueses por 'moda' no Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·27 mai 2025
O efeito Jorge Jesus em 2019 abriu as portas para diversos técnicos portugueses no Brasil. Não é novidade que após o sucesso do lusitano, diversos estrangeiros passaram a vir aos clubes brasileiros. Para José Boto, isso se tornou uma moda.
O dirigente do Flamengo participou, na manhã dessa terça-feira (27), da Terceira Conferência Bola Branca. O evento acontece em Portugal e é promovido pela Rádio Renascença. A ideia é reunir figuras de destaque de portugueses no futebol mundial para debater exatamente o esporte no país.
Em Lisboa, o tema da vez foram os "Novos Ciclos no Desporto". Por trabalhar no Flamengo, é claro que José Boto foi questionado sobre o tema da quantidade de portugueses trabalhando no Brasil. Para o dirigente, isso se tornou uma moda no país.
“Procuram [treinadores portugueses] por moda", inicia. Apesar disso, o dirigente afirma que isso vem com um plano forte de trabalho por parte dos técnicos portugueses.
"Os treinadores têm sucesso porque nós temos uma cultura de trabalho, de estudo que não é habitual no Brasil, com cultura tática muito grande e nunca fechamos a porta a treinadores estrangeiros. Essa capacidade de criar a nossa identidade faz a diferença num país onde os treinadores pararam no tempo”, destaca José Boto.
A quantidade de técnicos portugueses no Brasil não significa que só existam treinadores ruins no país. O dirigente do Flamengo explica que há nomes com qualidade, mas que eles têm poucas oportunidades de mostrar serviço.
“No Brasil há treinadores competentes, mas muitos deles não têm hipótese de mostrar o seu trabalho”, opina José Boto.
Por fim, o diretor do Flamengo comenta a disputa pelo Brasileirão.
“Muito competitivo. Com sete, oito candidatos ao título. Depois, na realidade, este ano vão ser três ou quatro clubes a brigar pelo título", conclui.