Fut das Minas
·21 juillet 2024
Jogos Olímpicos: Futebol feminino teve que esperar 100 anos para estrear nas olimpíadas

In partnership with
Yahoo sportsFut das Minas
·21 juillet 2024
Há 28 anos, no dia 21 de julho de 1996, Alemanha e Japão entravam para a história ao realizar o primeiro jogo de futebol feminino em uma edição de Jogos Olímpicos. Apesar de inovador, o feito só aconteceu nos Jogos de Atlanta, Estados Unidos, 100 anos depois da primeira edição de olimpíada na era Moderna, em 1896.
A decisão havia sido tomada três anos antes, em 1993, durante o encontro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em Mônaco, e colocou fim a quase um século de desigualdade em relação à categoria masculina. O futebol de homens foi introduzido como esporte olímpico em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris, e esteve presente desde então, exceto nas edições de 1896 e 1932.
A seleção dos Estados Unidos venceu a primeira disputa olímpica do futebol feminino. Foto: FIFA
Em sua estreia olímpica, o futebol de mulheres contou com oito seleções, divididas em dois grupos, E e F (pois os A, B, C e D foram destinados para o masculino), com quatro times. Na chave estavam China, que foi sede da primeira Copa do Mundo em 1991, Estados Unidos, primeiro campeão mundial e sede dos Jogos, Suécia e Dinamarca. A seleção brasileira estava no Grupo F, ao lado de Noruega, campeã mundial um ano antes, em 1995, Alemanha, vice-campeã mundial em 1995 e Japão.
As anfitriãs eram favoritas e conquistaram a medalha de ouro. A seleção dos Estados Unidos disputou a final contra a China, que havia eliminado o Brasil nas semifinais. Diante de 76 mil torcedores, no Sanford Stadium, na Geórgia, os EUA venceram por 2 a 1, com gols de Shannon MacMillan e Tiffany Milbrett. Sun Wen fez o único das chinesas na decisão. Com grandes nomes como Mia Hamm, Kristine Lilly, Julie Foudy, Brandi Chastain e Joy Fawcet, a equipe americana venceu o primeiro dos quatro ouros que ainda ganharia, em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.
Brasil em sua primeira participação olímpica. Foto: Reprodução/Museu do Futebol
O cenário do futebol feminino nacional não era favorável. As atletas brasileiras chegaram à Atalanta com poucos incentivos e sem nenhum tipo de favoritismo. Comandada pelo treinador Zé Duarte, a equipe contava com a capitã Sissi e nomes como Meg; Nenê, Tânia Maranhão, Elane e Fanta; Márcia Taffarel e Formiga; Pretinha, Roseli e Kátia Cilene. Suzy, Marisa, Didi, Nildinha, Leda Maria, Marileia dos Santos e Sônia. Mesmo sem incentivo, o time conseguiu fazer história e terminou sua primeira olimpíada em quarto lugar, além de ter Pretinha como uma das artilheiras do torneio, com quatro gols.
Na estreia, as brasileiras empataram por 2 a 2 com a Noruega, campeã do mundo da época. No jogo, Pretinha fez os dois gols do Brasil e Medalen e Aarones marcaram para as europeias. O segundo desafio foi contra o Japão e a equipe amarelinha venceu por 2 a 0, com gols de Kátia Cilene e Pretinha. No terceiro e último jogo da fase de grupos, a equipe empatou em 1 a 1 com a Alemanha. As europeias abriram o placar com Pia Wunderlich e Sissi empatou para o Brasil.
Na semifinal, a China foi a adversária. As asiáticas começaram na frente, com Sun Qingmei, mas o Brasil conseguiu virar com Roseli e Pretinha. Porém, o destino seria outro, Wei Haiying fez dois gols para a China e eliminou as brasileiras. Na disputa do bronze, a Noruega foi novamente a adversária, mas dessa vez levou a melhor e venceu por dois gols de Aarones.
Apesar de não conquistar uma medalha, a campanha do Brasil em 1996 foi um marco importante para o futebol feminino no país, pois demonstrou o potencial da equipe em competições internacionais e ajudou a aumentar a visibilidade do esporte. Com atletas pioneiras, o feito impulsionou nomes que iriam surgir e conquistar duas pratas nas edições de Atenas 2004 e Pequim 2008.
Em sua oitava participação nos Jogos de Paris 2024, o futebol feminino vai estrear no dia 25 de julho. O Brasil estreia na próxima quinta-feira, pelo Grupo C, às 14h, contra a Nigéria, em Bordeaux.
O segundo desafio será contra o Japão, dia 28, em Paris. No último jogo da fase de grupos, enfrenta a Espanha, dia 31, novamente em Bordeaux. Esta edição conta com 12 equipes, divididas em três Grupos. O A com França, Canadá, Colômbia e Nova Zelândia, e o B com Austrália, Alemanha, Estados Unidos e Zâmbia.