Leonino
·4 août 2025
João Virgínia só queria o Sporting! Os sacrifícios do guardião para rumar a Alvalade

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·4 août 2025
João Virgínia rumou ao Sporting nesta janela de transferências a custo zero, tendo recusado propostas vindas da Premier League
João Virgínia protagonizou um regresso ao Sporting esta época, após uma breve passagem pelos leões em 2021/2022, num empréstimo por parte do Everton. O guarda-redes acabou por somar apenas oito jogos sob o comando de Ruben Amorim, tendo depois rumado ao Cambuur dos Países Baixos, num novo empréstimo. De volta a Alvalade, sabe-se que o português recusou propostas de Inglaterra, com apenas o Sporting em mente.
Segundo o jornal A Bola, João Virgínia recebeu ofertas da Championship e da Premier League, depois do seu vínculo com o Everton expirar e se tornar um jogador livre no mercado. No entanto, bastou uma chamada do treinador de guarda-redes do Sporting, Tiago Ferreira, para que o português decidisse o seu futuro e aceitasse o convite dos leões.
Apesar da titularidade da baliza leonina estar à responsabilidade de Rui Silva, João Virgínia considera que poderia ter feito melhor na sua primeira passagem pelo Sporting, pretendendo assim agarrar todas as oportunidades que surgirem para defender o Clube de Alvalade.
João Virgínia foi mesmo titular no Troféu Cinco Violinos, disputado frente ao Villarreal, no que foi o jogo de apresentação aos sócios leoninos. O guardião luso tem contrato válido com o Sporting até 2028, tendo acordado uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
João Virgínia, avaliado em 800 mil de euros, realizou apenas três jogos a serviço do Everton em 2024/2025. Dois deles, na FA Cup e na Carabao Cup, foram realizados a serviço da equipa principal do emblema inglês, sendo que o terceiro jogo, a contar para o Troféu EFL, foi disputado pela equipa sub 21-dos ingleses.