MundoBola Flamengo
·14 janvier 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 janvier 2025
João Fonseca justificou todo o hype depositado em suas costas após uma virada de ano fantástica e, nesta terça-feira (14), fez história no Australian Open. Aos 18 anos, o brasileiro — e torcedor do Flamengo — venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do ranking mundial, por 3 sets a 0 — parciais de 7/6, 6/3 e 7/6.
O adversário da próxima rodada, inclusive, já está definido. Nos 32 avos de final, João vai encarar o italiano Lorenzo Sonego, que bateu o suíço Stan Wawrinka por 3 sets a 1.
Jogando sua primeira partida em uma fase principal de Grand Slam na vida, João Fonseca ignorou a colocação de Rublev no ranking mundial e atuou como um veterano. O primeiro set trouxe o maior número de dificuldades, sem nenhuma quebra de saque até o tie break e certo nervosismo do atleta do Brasil (que chegou a cair em quadra ao pisar em falso).
A partir daí, porém, a estrela do brasileiro começou a brilhar. Depois de garantir o primeiro set, o jogo destravou e mostrou superioridade de João Fonseca, que não ofereceu alternativas para Rublev. Em determinados momentos, o russo chegou a ficar visivelmente irritado em quadra.
Com muito apoio da torcida, que contou com um bom número de brasileiros, João Fonseca seguiu superior no confronto e abusou dos pontos de saque no segundo set. Com 2 a 0 no placar, o atleta ainda segurou a reação de Rublev no terceiro set para fechar a partida em inapeláveis 3 a 0.
Caso mantenha a boa fase e elimine Sonego na rodada seguinte, o atleta do Brasil pode ter a oportunidade de encarar o algoz de outro compatriota. Fábián Marozsán, que eliminou Thiago Wild, vai encarar o americano Frances Tiafoe nos 32 avos de final. Em caso de vitórias dos dois, João Fonseca terá um encontro com o húngaro na última rodada antes das oitavas.