Jogada10
·2 avril 2025
Internacional terá sua sexta estreia em Libertadores contra um brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·2 avril 2025
O Internacional vai para a sua 16ª participação em Libertadores nesta temporada. Os gaúchos terão um adversário brasileiro logo em sua estreia, o Bahia, situação que já ocorreu em 1989. Inclusive, esta será a sexta oportunidade em que o Colorado enfrentará outra equipe do mesmo país em seu primeiro jogo no principal torneio do continente.
O Inter fez sua estreia em Libertadores exatamente diante de um adversário brasileiro, com uma derrota para o Cruzeiro, em 1976. Na sequência, sofreu outro revés para a Raposa ainda na primeira fase.
Na edição seguinte do torneio, enfrentou o Corinthians como seu primeiro adversário e empatou. Posteriormente, no segundo confronto da fase de grupos, venceu o Timão. Em sua terceira participação, estreou com outro empate diante do Vasco e depois venceu os cariocas. Na edição de 1980, alcançou a decisão, mas ficou com o vice-campeonato.
Em 1989, o Colorado teve exatamente o Bahia como seu primeiro oponente e sofreu uma derrota. O resultado se repetiu no segundo duelo da primeira fase da Libertadores. Mesmo com o receio da repetição de um cenário, a sequência do Internacional nesta edição da Libertadores dará esperança. Afinal, as equipes se reencontraram nas quartas de final e, dessa vez, o Colorado levou a melhor com uma vitória e um empate. Portanto, assegurou a classificação para a próxima fase. Em 1993, encarou o Flamengo como primeiro oponente em um empate. No embate seguinte, sofreu um resultado negativo.
No ano de sua primeira conquista da Libertadores, em 2006, teve apenas um adversário brasileiro. No caso, o São Paulo, que foi exatamente o oponente na decisão. Na ocasião, o Colorado conquistou um triunfo no jogo de ida e um empate no segundo duelo.
Quatro anos depois, o Internacional e o Tricolor Paulista se reencontraram, dessa vez nas semifinais, e os gaúchos novamente levaram a melhor. Uma vitória na partida de ida e uma derrota por 2 a 1 no segundo jogo. Graças ao gol fora de casa, garantiu o avanço para a final e depois ficou com o segundo título. Ao somar todas as suas participações em Libertadores, o retrospecto do Inter contra brasileiros é negativo. Isso porque em 30 jogos são seis vitórias, 12 empates e 12 derrotas.
Direct