oGol.com.br
·16 mai 2025
Inter e Bahia farão 'final' brasileira por vaga nas oitavas da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·16 mai 2025
A última rodada da fase de grupos da Libertadores colocará frente a frente dois clubes brasileiros disputando uma única vaga na fase oitavas de final. Pelo chamado 'Grupo da Morte', Internacional e Bahia se enfrentam no Beira-Rio, em Porto Alegre, no dia 28 de maio, e quem vencer estará classificado.
Com o fim da quinta rodada, o Atlético Nacional, com 9 pontos, garantiu sua vaga nas oitavas de final e entra em campo contra o Nacional, no Uruguai, somente para buscar a liderança. O Internacional chegou a oito pontos e roubou a segunda posição do Bahia, que soma 7.
Assim, com o Atlético Nacional já classificado e o Nacional eliminado, uma vaga está em aberto para Internacional e Bahia. O Colorado está em melhor situação e pode avançar mesmo com um empate. Para o Tricolor, somente a vitória interessa.
A expectativa desde o sorteio do grupo era de complicação para os brasileiros, com adversários tradicionais no cenário Sul-Americano. Os pontos acumulados em cinco rodadas foram poucos em um grupo que está muito equilibrado.
Bahia e Internacional estrearam com empate em jogo disputado na Arena Fonte Nova. O Tricolor então venceu Nacional, no Uruguai, e o Atlético Nacional, em casa, chegando a 7 pontos no 'primeiro turno'. Já o Inter jogou duas vezes no Beira-Rio, com boa vitória contra os colombianos e depois buscando empate contra os uruguaios após estar perdendo por 3 a 0.
No 'returno', a vida do Bahia se complicou. Uma vitória seria suficiente para classificar, mas o Tricolor perdeu de virada para o Nacional, em plena Fonte Nova, e depois foi pouco competitivo e perdeu para o Atlético Nacional, na Colômbia.
O Internacional, por sua vez, foi para dois jogos fora de casa. Perdeu por 3 a 1 para os colombianos, e nesta quinta-feira, 15, venceu o Nacional por 2 a 0.
Se for considerar o retrospecto, o Internacional já pode comemorar uma vaga nas oitavas de final. Em 61 jogos disputados, foram 32 vitórias do Colorado, 17 empates e apenas 12 vitórias do Tricolor.
Mais do que isso, o histórico fica ainda pior para o Bahia quando considerados os jogos como visitantes, situação em que o time baiano venceu o Inter somente em três oportunidades de 30 jogos disputados.
O retrospecto é cruel para o Bahia, que perdeu 6 das últimas 7 partidas que disputou como visitante contra o Internacional. A última vitória aconteceu na Copa Sul-Americana de 2014, quando conquistou um 2 a 0.
A vitória de 2014, inclusive, foi a única do Bahia no estádio Beira-Rio. As outras duas vezes que o Tricolor atuou contra o Inter na condição de visitante foram em 2013, no estádio Centenário, e na Libertadores de 1989, quando o mando gaúcho foi em um estádio na Colômbia (inusitado).
A Libertadores de 1989 guarda um dos grandes momentos de disputas entre Bahia e Internacional. O Tricolor conquistou o título brasileiro de 1988 contra o Colorado e dias depois as equipes se reencontraram na Libertadores. Os baianos venceram os dois jogos na fase de grupos.
A vingança gaúcha aconteceu na fase quartas de final, quando as equipes estiveram novamente frente a frente. No Beira-Rio, o Inter venceu por 1 a 0 e depois segurou o empate na Fonte Nova para avançar.
Aquela foi a última participação do Bahia na Libertadores até 2025, ou seja, 36 anos depois, o Inter pode voltar a ser algoz do Esquadrão de Aço.
Direct