Central do Timão
·18 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·18 décembre 2024
A votação da reforma tributária, realizada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 17, e aprovada por 324 votos a favor e 123 votos contra, foi objeto de uma nota conjunta divulgada pelos blocos Libra e LFU, que representam mais de 40 clubes do futebol brasileiro – o Corinthians faz parte do segundo, desde julho.
A nota protesta contra o aumento da taxação sobre as Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs). Atualmente, a lei determina que o imposto seja de 5% sobre as receitas mensais do clube-empresa, diminuindo para 4% após o sexto ano de existência da entidade. No entanto, no texto aprovado pelos deputados, essa alíquota subiu para 8,5%, com os parlamentares rejeitando mudança feita no Senado, que sugeriu a revisão do índice para os 5% que já vigoram atualmente.
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Reunindo as cobranças de IRPJ, CSLL, CPP, CBS e IBS, o imposto unificado gerou resistências entre os grupos de clubes, que afirmaram no texto: “A aprovação desta alteração, caso se confirme, poderá impedir a criação, como já se anuncia dentro e fora do país, do futuro maior mercado [de futebol] do planeta.”
Libra e LFU complementaram, ainda, afirmando que o aumento dos impostos sobre as SAFs irá afastar investimentos no futebol. “E, pior, afasta investimentos futuros, com enormes impactos esportivos, sociais e econômicos; desincentiva projetos em andamento, inclusive aqueles que já se revelam exitosos”, declararam.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO e realizar seu cadastro! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.