Zerozero
·22 septembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 septembre 2024
No dia em que o verão termina, fez-se sentir em Portugal o impacto de uma frente fria. Falamos dos nórdicos da linha mais adiantada do Sporting, cuja frieza finalizadora construiu uma tranquila vitória por 3-0 frente ao AVS.
O sueco assinou um bis, no tipo de exibição que tem tentado tornar banal. O dinamarquês, titular pela primeira vez, aguçou o apetite dos adeptos com um golo e uma assistência. Sim, parecem ter a capacidade para jogar em simultâneo...
Foi precisamente esta semana, no seguimento da vitória (2-0) sobre o Lille, que Morten Hjulmand foi convidado a falar um pouco sobre Conrad Harder. O capitão do Sporting comentou a estreia do compatriota e revelou estar a «tomar conta» dele. Cinco dias depois, a prova surgiu no relvado.
Na ausência de Pedro Gonçalves por lesão, o novo avançado foi lançado a titular pela esquerda do ataque e não demorou a anunciar-se como uma opção muito válida para o onze inicial. Corria o minuto 15 quando, após passe de Hjulmand, bateu Ochoa com uma boa finalização de pé esquerdo. O arranque perfeito.
Tão entusiasmado como os adeptos nas bancadas, Harder correu até à bandeira de canto para celebrar o seu primeiro golo pelo novo clube. Quando viu Hjulmand chegar, o abraço foi quase um reflexo involuntário.
Com o relógio a avançar, frente a um AVS incapaz de progredir com bola, Francisco Trincão foi fazendo as delícias dos adeptos. Confiante, mostrou todo um catálogo de recursos técnicos que há uns meses não estavam no inventário, mas para fazer o marcador crescer... foi preciso voltar a envolver os escandinavos. Hjulmand roubou a bola a Gustavo Assunção, Harder colocou-a no caminho de Gyökeres e o sueco fez o habitual. 2-0.
A segunda metade do jogo trouxe uma história semelhante. A equipa de Vítor Campelos, mesmo com momentos de qualidade aqui e ali, nunca chegou nem perto de ferir um leão com saúde de ferro.
Tranquila, a equipa da casa explorou os habituais caminhos para a baliza. Gyökeres foi o principal alvo dessas investidas e por isso não houve qualquer surpresa quando aos 70 minutos, já depois da saída de Harder, transformou o passe de Trincão em mais um bis. Notável simplicidade em todos os momentos do lance.
A partir daí já se trabalhava em direção a mais uma goleada, com Maxi Araújo a mostrar uma grande vontade de também ele fazer a estreia nos golos, mas ficou-se por um cabeceamento perigoso e um remate ao ferro. Diomande ameaçou na bola parada, mas Ochoa brilhou com mais uma bela defesa. O conforto no jogo deu até para a entrada de alguns dos menos utilizados, como Fresneda e Esgaio
Seladas seis vitórias em seis jornadas, registo que não se verificava há oito anos.