Flamengo vota mudança para dificultar implementação da SAF | OneFootball

Flamengo vota mudança para dificultar implementação da SAF | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·7 septembre 2024

Flamengo vota mudança para dificultar implementação da SAF

Image de l'article :Flamengo vota mudança para dificultar implementação da SAF

Conselho Deliberativo discutirá o tema na próxima quarta-feira (11)


Em tempos de ‘troca de farpas’ entre os candidatos ao cargo de presidente do Flamengo, um dos principais temas que causa debate é a implementação ou não da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no clube. No entanto, na próxima quarta-feira (11), o Conselho Deliberativo rubro-negro vai votar uma emenda que tem como objetivo dificultar o uso deste tipo de modelo de gestão.

O conselheiro Rodrigo Rötzsch, que faz parte do grupo político ‘Flamengo Maior’, é o responsável pela apresentação da emenda. Além disso, também participaram os grupos ‘Flamengo Sem Fronteiras’ e outros. Importante relembrar que, em 2022, o Mengão recebeu uma ‘proposta de assessoria financeira’ com modelos de estrutura e potenciais investidores para comprar uma parte minoritária do clube.


Vidéos OneFootball


É uma emenda criando regras de votação se um dia alguém propor a criação de uma SAF. Hoje não tem nenhuma regra do Estatuto, é um assunto omisso. Se o Landim propusesse, a votação seria normal no Conselho (Deliberativo). Nessa emenda, eu e mais 200 conselheiros estamos propondo basicamente duas regras: que não seja votada no Conselho Deliberativo, e sim em assembleia geral com 60% dos sócios aptos a voto, que hoje é 6 mil — disse Rötzsch, em entrevista ao GE.

Então teria que ser no mínimo 3.600 votando, e tem que ser uma aprovação qualificada de 2/3 do quórum, hoje seriam 2.400 a favor. E outro ponto é criar uma quarentena: quem for dirigente no triênio anterior não pode assumir cargo remunerado na SAF por seis anos — acrescentou.

LANDIM QUER SAF

Atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim já chegou a se dizer favorável ao modelo de SAF. Mas com um modelo diferente de outros clubes do Brasil, com o Mengão mantendo controle. A Sociedade, na visão do dirigente, seria fundamental no projeto da construção do estádio, sem prejudicar nos investimentos para o time.

Porém, a atual gestão mudou de ideia. Isso, por conta da possibilidade de usar o potencial construtivo da Gávea como fonte de receita para as obras da futura casa rubro-negra. Desse modo, o resultado da votação de quarta-feira (11) será divulgado aqui no Coluna do Fla.

À propos de Publisher