MundoBola Flamengo
·7 janvier 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·7 janvier 2025
Vivendo um processo de muitas mudanças após a passagem do bastão presidencial de Rodolfo Landim para Luiz Eduardo Baptista, o Bap, o Flamengo anunciou novos nomes para o departamento de Marketing e Comunicação nesta terça-feira (7). No total, sete contratações foram confirmadas após uma série de saídas.
Cristiano Fonseca (FlaTV), Paulo César Pereira Filho (Redes Sociais), Marcela Ávila (Eventos e Ativações), Marcelo Rocha (Produtos e vestuário), Mariucha Moneró (Imprensa institucional), Marcelo Conti Baltazar (Relacionamento com sócios) e Caio de Araujo (Comunicação Fla Gávea) foram os nomes anunciados.
Em relação ao comando da pasta de Comunicação e Marketing, a gestão Bap dividiu o setor em três diretorias. Flavia da Justa comanda a diretoria de comunicação, Marcos Senna será o cabeça da diretoria de marketing comercial — que envolve patrocínios e direitos de transmissão) — e Roberto Trinas gere a diretoria de marketing com foco no torcedor.
Senna, inclusive, já estava no Rubro-Negro desde a gestão Landim e vai continuar no mandato de Bap. Recentemente, o dirigente conversou com o MundoBola Flamengo sobre diversos assuntos relacionados à área de marketing e abordou as metas do departamento.
"A chegada desses profissionais reforça o compromisso do Flamengo com a modernização e a busca por resultados cada vez mais expressivos em marketing e comunicação. Juntos, eles trazem uma combinação de inovação, estratégia e visão para fortalecer a relação com os torcedores e parceiros do clube", destacou o Flamengo na apresentação, feita por meio do site oficial.
Cristiano foi, mais recentemente, gerente sênior de estratégias e operações do Google na América Latina. Antes, atuou na gerência do marketing e também acumulou postos de comando na Ambev. Paulo César, por sua vez, já trabalhou no Flamengo por cerca de seis anos, de abril de 2018 a julho de 2024.
Nos primeiros 3 anos e 9 meses, foi presidente da Comissão Permanente de Uniformes, antes de fazer a transição para a vice-presidência da Secretaria Geral — cargo que ocupou até julho do ano passado. Agora, volta para atuar como gerente de redes sociais.
Marcela é gerente de marketing da Icatu Seguros desde maio de 2020 e atuou junto a Flavia da Justa na eleição presidencial de Bap, enquanto Marcelo Rocha trabalha na área do vestuário há cerca de 40 anos. O novo dirigente do Flamengo tem passagens por Osklen e Benetton, entre outras, e é especializado em desenvolver coleções e promover as marcas das empresas, até por meio de eventos de moda.
Mariucha, por sua vez, é jornalista esportiva e tem experiência de cobertura em grandes eventos. Além de ter sido a primeira repórter mulher de um jornal brasileiro a trabalhar em uma Copa do Mundo, atuou em Olimpíadas e Fórmula 1, por exemplo. Iniciou a trajetória como repórter especial do Jornal do Brasil e, depois de 8 anos no cargo, passou outros 18 comandando a MM Press — sua própria agência de comunicação.
Assim como Paulo César, Marcelo Baltazar é outro com passagem anterior pelo Flamengo. Especializado em Gestão Estratégica e Benemérito do Rubro-Negro, o novo contratado tem experiência em cargos de relacionamento com os clientes e é formado em Administração.
Por fim, Caio também é formado em Administração pela FGV, tem especialização em Branding pela ESPM do Rio de Janeiro e estudou Comunicação no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. Atuante na área de marketing desde o início da carreira, notabilizou-se pelo trabalho na comunicação da Prefeitura de Nilópolis — onde entrou como Subsecretário de Comunicação e acabou promovido a Secretário de Governo.
Direct