Jogada10
·28 juillet 2025
Fábio quebra sequência do Fluminense ao defender pênalti; entenda

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·28 juillet 2025
O Fluminense perdeu por 3 a 1 para o São Paulo, no Morumbis, e conheceu a quarta derrota consecutiva pelo Campeonato Brasileiro, desde que voltou do Mundial de Clubes. Contudo, o placar poderia ter sido ainda maior se não fosse o goleiro Fábio, que defendeu a cobrança de pênalti de Luciano, no fim do primeiro tempo.
Diante disso, o arqueiro rompeu uma sequência de 243 partidas de Brasileirão sem que um goleiro tricolor defendesse um pênalti na competição. Os dados são do portal “Flupedia”
Antes disso, a última vez em que um arqueiro se destacou neste fundamento foi em 2018. Na época, Júlio César evitou que Luan, do América-MG, marcasse um gol no Maracanã e ajudou a equipe a seguir firme na elite do futebol nacional.
Desde então, o Fluminense teve 31 pênaltis contra sua meta. Apenas Bruno Rodrigues, que defendia o Cruzeiro, desperdiçou sua cobrança, ao acertar a trave em 2023 no Mineirão. Desses 31, 13 foram contra Fábio, 10 contra Marcos Felipe, sete contra Muriel e um contra Rodolfo, segundo o “ge”.
Vale ressaltar que Agenor em 2019, Marcos Felipe em 2019, e Fábio em 2023, defenderam uma cobrança cada, porém a arbitragem mandou voltar os lances. Na sequência, os três goleiros não conseguiram repetir o feito e viram suas respectivas metas balançarem.
Por fim, cabe destacar que esses números são apenas pelo Campeonato Brasileiro. Afinal, Fábio defendeu outros quatro pênaltis, todos pela Libertadores. Contra Millonarios, em 2023, Grêmio (2) e Atlético-MG, em 2024
Direct