Fãbio, o recordista: ‘Foi tudo um processo para alcançar algo tão grandioso’ | OneFootball

Fãbio, o recordista: ‘Foi tudo um processo para alcançar algo tão grandioso’ | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·20 août 2025

Fãbio, o recordista: ‘Foi tudo um processo para alcançar algo tão grandioso’

Image de l'article :Fãbio, o recordista: ‘Foi tudo um processo para alcançar algo tão grandioso’

Fábio viveu um momento especial nesta terça-feira, 19/8, no Maracanã. Afinal, na vitória por 2 a 0 sobre o América de Cali, que valeu passagem para as quartas da Sul-Americana, o goleiro chegou aos 1.391 jogos. Assim, tornou-se o jogador com mais partidas na história do futebol. Ao chegar à marca, superou outro goleiro, o inglês Peter Shilton que jogou entre os anos 60 a 90. Dono de 125 jogos pela seleção e que defendeu com destaque Leicester, Nottingham Forest e Southampton, entre outras equipes.

Antes do jogo, o Fluminense celebrou a marca em suas redes sociais. Fábio entrou para o jogo com sua filha Valentina, sendo ovacionado pelos quase 35 mil torcedores no Maracanã. Vestiu uma camisa com um patch em alusão à marca. Após a partida, em que Fábio teve pouco trabalho, o goleiro foi recebido em campo pelos familiares, ganhou aplausos dos companheiros e recebeu uma placa comemorativa. Depois, na zona mista, o goleiro, de 44 anos e ainda atuando em altíssimo nível, comentou a façanha histórica:


Vidéos OneFootball


“Desde o primeiro jogo, trilhei todos os dias para alcançar esse recorde São 1.391 como profissional. Os planos de Deus são perfeitos, independentemente do que aconteceu nesse processo — momentos difíceis, derrotas, alegrias e lesões. Foi tudo um processo para alcançar algo tão grandioso.”

Image de l'article :Fãbio, o recordista: ‘Foi tudo um processo para alcançar algo tão grandioso’

Goleiro Fábio, contra América-COL,  alcança status de jogador com mais partidas na história do futebol. Foto: Lucas Merçon /Fluminense

Fàbio, ídolo de dois gigantes do Brasil

Fábio, diferentemente de Shilton, que tem marca centenária de jogos pela seleção inglesa, jamais defendeu a Seleção Brasileira em um jogo oficial. Mas é ídolo histórico de duas equipes: o Cruzeiro, que o goleiro defendeu por 15 anos e é o jogador com mais partidas (976); e o Fluminense, onde já alcança 235 jogos — e contando.

“Grato. Duas equipes que fazem parte da história e me deram a oportunidade de viver sonhos. Cruzeiro vivi a maioria dos jogos junto com minha esposa e filhos, em momentos felizes e tristes.”

Mas Fábio fez questão de frisar que, quando deixou o Cruzeiro — aos prantos (era titular, mas a SAF de Ronaldo queria diminuir seu salário e ele não aceitou) —, ganhou a oportunidade de seguir em um time de alto nível: o Fluminense.

“O Fluminense me abraçou, me deu a oportunidade de continuar jogando numa grande equipe. Gratidão total ao Cruzeiro, que sempre me tratou com carinho. E estou sempre pronto para ajudar a cada jogo este time. Mas independentemente de tudo, vou fazer o meu melhor para o Fluminense. Assim, merecer todo dia a oportunidade de ser lembrado pelo treinador.”

Camisa comemorativa ganha lugar especial

Image de l'article :Fãbio, o recordista: ‘Foi tudo um processo para alcançar algo tão grandioso’

Fluminense faz emblema especial na camisa de Fábio no jogo desta terça em comemoração ao recorde. Goleiro guarda a camisa com carinho – Foto: Divulgação / Fluminense

O goleiro jogou a partida com uma camisa especial, que tinha um patch (emblema) em alusão à marca. Mas avisou: essa é dele e o manto ficará num lugar especial em sua sala de lembranças e troféus.

“A camisa de hoje está guardada. Tenho um lugar especial para ela. É minha história. GUrado algumas camisas. São camisas que levam uma grande dedicação e amor. Assim, estarão num lugar especial.”

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: BlueskyThreads,  TwitterInstagram e Facebook.

À propos de Publisher