EXCLUSIVO: primeiro jogador a se assumir gay, Cavallo sonha com a Europa | OneFootball

EXCLUSIVO: primeiro jogador a se assumir gay, Cavallo sonha com a Europa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·28 juin 2024

EXCLUSIVO: primeiro jogador a se assumir gay, Cavallo sonha com a Europa

Image de l'article :EXCLUSIVO: primeiro jogador a se assumir gay, Cavallo sonha com a Europa

Em 2021, Josh Cavallo ficou mundialmente famoso da noite para o dia ao tomar a decisão histórica de, como um jogador de futebol profissional em atividade na primeira divisão na Austrália, assumir-se gay.

No Mês do Orgulho LGBTQIA+, Cavallo esteve no OneFootball em Berlim para falar sobre vários assuntos relacionados à sua decisão, o desejo de criar um ambiente mais seguro para a comunidade LGBTQIA+ no futebol, uma possível transferência para a Europa, países em que ele não jogará e muito mais.


Vidéos OneFootball


Três anos após seu anúncio revelador que mudou sua vida, o jogador de 24 anos continua a abrir caminho para que o futebol se torne um jogo mais inclusivo e um espaço seguro para todos.

A decisão de se assumir publicamente permitiu a Cavallo ser livre para viver sua vida como ele mesmo — "para mim foi meu próprio caminho e minha própria jornada, eu estava pronto para dar esse passo" — mas também enviou uma mensagem de que o futebol pode ser esse espaço.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

Não significa que foi fácil, mas isso nunca desanimou o meia do Adelaide United.

"Você pode mandar toda a negatividade para mim," disse Cavallo. "Isso não vai me afetar ou me impedir de continuar fazendo o que estou fazendo.

"Há desafios pelos quais estou passando, caminhos que são difíceis. Mas eu vou chegar lá e tentar abrir o caminho para que, em 10 anos, o próximo Josh não tenha que passar por isso, não enfrente esses desafios, e as crianças mais novas não precisem passar por isso".

"No mundo do futebol todo mundo diz, 'Quem se importa?', mas eles não veem os ataques, a negatividade, a influência em países onde a pessoas da comunidade LGBTQIA+ são banidas, presas, mortas. E em países onde o futebol é relevante, isso precisa acontecer para que as pessoas se conscientizem do que está acontecendo."

Um tópico relevante é discutir o que pode ser feito pelos clubes e federações para tornar o futebol um espaço seguro:

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

Cavallo diz que há países nos quais ele não vai jogar e nem pretende pisar após ter se assumido. Ele está orgulhoso das portas que está abrindo para aqueles que queiram seguir o mesmo caminho.

"Isso me impediu de ir a certos países para jogar, oportunidades de conseguir contratos. Isso me colocou em uma caixa limitada. Estou ciente disso, mas sou o primeiro jogador de futebol a fazer isso e sei que há consequências, mas há caminhos que estou criando para todos agora e para as futuras gerações se encontrarem."

Falando de contratos e da possibilidade de jogar fora da Austrália, fica claro que Cavallo, um atleta ambicioso e determinado, tem os olhos no futuro.

O jogador de 24 anos lembrou de transferências que mostram a qualidade e o crescimento da A-League. Nas janelas recentes, ex-companheiros de equipe do Adelaide United e com passagens pela seleção australiana, Joe Gauci (Aston Villa) e Nestory Irankunda (Bayern de Munique) conseguiram alcançar o futebol europeu, assim como o também outro Garang Kuol (Newcastle United), outro da seleção local.

"É um sonho", diz Cavallo sobre jogar na Europa.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

Neste sábado (29), o OneFootball publica a segunda parte da entrevista com Josh Cavallo.