oGol.com.br
·8 juillet 2025
Estádios acanhados e antigo campeão: a Liga dos Campeões começa hoje

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·8 juillet 2025
Enquanto três europeus disputam as semifinais do Mundial de Clubes, outros times do Velho Continente já começam a jogar pela Liga dos Campeões. Trata-se da primeira pré-eliminatória, uma fase não frequentada por Real Madrid, PSG ou Chelsea, mas que reúne muita esperança, sonhos, e até um antigo campeão.
São 29 times já classificados automaticamente, através da classificação nos principais campeonatos nacionais, além dos atuais campeões da Champions e da Liga Europa (PSG e Tottenham, respectivamente). Restam então sete vagas para serem disputadas entre 53 times, sendo que 42 vão passar pelo Caminho dos Campeões (valendo cinco vagas) e 11 no Caminho da Liga (com duas vagas).
Confira aqui todos os jogos desta primeira fase da Liga dos Campeões.
Dentre os times que vão disputar essa qualificatória estão campeões nacionais de países com menores pontuações no ranking da Uefa - apenas as 10 principais competições garantem ao menos uma vaga direta.
Dessa forma, o Steaua Bucareste campeão na temporada 1985/86 e vice em 1988/89, tem que passar por todas as fases se quiser voltar a disputar a taça, já que a Romênia é apenas o 25º país do ranking. O primeiro desafio será contra o Inter Escaldes, atual campeão de Andorra, fazendo o primeiro jogo em sua casa, com capacidade para mais de 31 mil torcedores, e decidindo fora de casa, no acanhado Estádio Nacional de Andorra, com capacidade para pouco mais de 5,6 mil torcedores.
Por falar em estádios pequenos, esse é quase um padrão para os jogos dessa primeira fase. A primeira partida do dia, por exemplo, será entre o KuPS Kuopio (comemorando na foto que ilustra a matéria), da Finlândia, contra o Milsami, da Moldávia. O jogo acontece no Kuopion Keskuskenttä, com capacidade para menos de cinco mil torcedores.
Nesta rodada, destaque para os duelos entre LÍF Víkingur, das Ilhas Faroé, e Lincoln Red Imps, de Gibraltar, que jogam no impronunciável við Djúpumýru, com capacidade para 2,5 mil torcedores, e para o confronto entre The New Saints do País de Gales, e o KF Shkendija 79, da Macedônia do Norte, que pode receber 3 mil torcedores.