Leonino
·2 avril 2025
Eduardo Quaresma conta tudo sobre período difícil no Sporting: "Não queria sair..."

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·2 avril 2025
Eduardo Quaresma foi o mais recente protagonista da rubrica "Um dia com...", transmitida nas plataformas oficiais do Sporting. Entre momentos de treino, fisioterapia e convívio com os colegas de equipa, o defesa central não escondeu a sua forte ligação ao clube e a forma como encara o futebol e a vida fora dos relvados. Uma das curiosidades mais surpreendentes foi a confissão de que, pela primeira vez em cinco anos, pagou um almoço a todo o plantel.
O defesa recordou o seu percurso desde os primeiros passos no futebol até à chegada à equipa principal: "Comecei a jogar no Fabril com 4, 5 anos - a antiga CUF - e tinha 5/6 quando os meus pais conheceram o Sr. Aurélio Pereira que me queria levar logo para o Sporting. Mas eu não queria sair de perto dos meus amigos e da família: só entrei no Sporting com 10 anos, no Estádio Universitário. Foi um período difícil, pois só chegava a casa às 23h00. Com 14 anos vim finalmente para a Academia", partilhou. Quaresma destacou também os momentos decisivos da sua carreira, desde a pré-época com Marcel Keizer até à afirmação sob o comando de Ruben Amorim: "Fiz a pré-época na Suíça com Marcel Keizer até que subi definitivamente à equipa principal com Ruben Amorim. Na época seguinte fomos campeões, depois saí duas épocas para jogar por empréstimo no Tondela e no Hoffenheim, e depois voltei para ser campeão outra vez." explicou.
Quaresma não esconde o espírito de grupo que reina no balneário leonino. Entre os seus companheiros mais próximos, nomes como Nuno Santos, Ricardo Esgaio e Gyökeres surgiram com frequência, partilhando histórias de amizade e cumplicidade. Um dos momentos mais divertidos do episódio foi a revelação de que o defesa segue o exemplo de Palhinha e leva marmitas com comida para casa.
Para além do futebol, Quaresma também revelou um lado mais descontraído, contando que passa grande parte das suas tardes e noites a jogar consola com Tiago Tomás. Os dois jovens ascenderam à equipa principal do Sporting quando Ruben Amorim chegou a Alvalade. Juntos conquistaram o apoio dos adeptos e foram campeões na temporada de 2020/21.
Com uma vida dedicada ao Sporting desde a infância, Eduardo Quaresma continua a crescer dentro e fora de campo. E com o espírito de entrega e dedicação que demonstrou ao longo da sua carreira, o futuro parece promissor para o jovem leão, não tendo garantias de que fica em Alvalade na próxima temporada.