Direção da Liga vai a sorteio: impasse entre clubes | OneFootball

Direção da Liga vai a sorteio: impasse entre clubes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Hugogil.pt

Hugogil.pt

·8 juillet 2025

Direção da Liga vai a sorteio: impasse entre clubes

Image de l'article :Direção da Liga vai a sorteio: impasse entre clubes

Pela primeira vez na história da Liga Portugal, a composição da Direção do organismo vai ser decidida através de sorteio. Em causa está a falta de consenso entre os clubes da Primeira Liga quanto ao preenchimento do último assento disponível na estrutura diretiva.

A Direção da Liga é composta por cinco representantes da Liga Betclic (Primeira Liga) e três representantes da Liga SABSEG (Segunda Liga). Com Marítimo, Leixões e Feirense já confirmados como os nomes da 2.ª Liga, e com Sporting, Benfica, FC Porto e V. Guimarães consensualmente indicados entre os clubes da 1.ª Liga, o impasse surge precisamente na última vaga em aberto.


Vidéos OneFootball


Os três grandes clubes divergem quanto ao nome a propor:

  • O Sporting apoia a inclusão do Santa Clara;
  • O Benfica manifesta apoio ao Estrela da Amadora;
  • O FC Porto quer ver o Sp. Braga incluído na Direção.

Apesar de um desacordo inicial relativamente ao V. Guimarães – nome que chegou a enfrentar resistência por parte do Sporting -, os clubes conseguiram chegar a entendimento quanto à sua presença. No entanto, o braço de ferro em torno da quinta vaga manteve-se, tornando impossível uma decisão consensual como tem sido tradição.

Perante este cenário, a Liga Portugal decidiu avançar para um sorteio entre os três clubes propostos, de forma a desbloquear o processo e garantir o preenchimento integral da Direção. Será, portanto, a sorte a determinar qual das três sociedades ocupará o último lugar disponível.

Um mandato com dossiês críticos

Este impasse surge num dos mandatos mais relevantes da história da Liga, que será responsável por liderar o processo de centralização dos direitos televisivos, um dos maiores desafios estruturais do futebol português. A divisão de visões neste momento pré-eleitoral reflete o ambiente de tensão e de competição crescente nos bastidores do futebol nacional, e antecipa um mandato exigente numa altura em que se esperam reformas profundas no modelo de gestão e financiamento das competições profissionais em Portugal.

À propos de Publisher