Destaques e estatísticas: como chega o Internacional para enfrentar Flamengo | OneFootball

Destaques e estatísticas: como chega o Internacional para enfrentar Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·12 août 2025

Destaques e estatísticas: como chega o Internacional para enfrentar Flamengo

Image de l'article :Destaques e estatísticas: como chega o Internacional para enfrentar Flamengo

Flamengo e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira (13), às 21h30, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O Rubro-Negro abre o mata-mata diante de um Maracanã lotado, buscando vantagem para a partida de volta, enquanto o time gaúcho tenta superar semanas conturbadas e deve adotar uma postura mais conservadora, pensando no duelo em casa.

Os dois times fizeram campanhas quase idênticas na fase de grupos, com seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A única diferença está no saldo de gols: 4 para o Internacional (12 gols marcados e 8 sofridos) e 3 para o Flamengo (9 gols marcados e 6 sofridos). Apesar de ambos somarem 11 pontos, o Internacional garantiu a liderança do Grupo F, enquanto o Flamengo terminou em segundo lugar no Grupo C.


Vidéos OneFootball


A diferença na colocação definiu o confronto das oitavas, fazendo com que o Flamengo decida fora de casa. No entanto, as campanhas semelhantes dos dois times indicam um dos duelos mais equilibrados da fase. Ainda assim, pelo desempenho recente, o Rubro-Negro chega como favorito.

Momento do Internacional

A vitória por 3 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, no sábado (9), aliviou a pressão sobre o trabalho de Roger Machado após a sequência ruim que a equipe apresentou nas duas últimas semanas e elevou a moral para enfrentar o Flamengo. Ainda assim, o retrospecto recente mostra uma vitória, dois empates e duas derrotas nos últimos cinco jogos.

Essa série de resultados abaixo da expectativa culminou na eliminação da Copa do Brasil e na permanência do Internacional no meio da tabela do Brasileirão, onde ocupa a 11ª posição.

Todo esse cenário conturbado, que levou Roger Machado a admitir a possibilidade de deixar o cargo uma semana antes do confronto com o Flamengo, contribui para o provável jogo conservador do time no Maracanã. A tendência é que o time jogue fechado, focado na marcação, tentando ameaçar o Rubro-Negro em contra-ataques. A mesma postura adotada na primeira rodada do Brasileirão, que terminou em empate por 1 a 1.

Sistema tático do Internacional

O time de Roger joga geralmente em um sistema 4-2-3-1, com dois jogadores abertos nas pontas, Alan Patrick na função de meia-armador e um centroavante de referência. Essa formação deve se repetir contra o Flamengo, embora as movimentações possam variar.

Características e vulnerabilidades

O Internacional tem média de 52% de posse de bola tanto na Libertadores quanto no Brasileirão, com cerca de 390 passes por partida. O time busca dominar a posse, ocupar o campo adversário, avançar as linhas e construir jogadas, especialmente pelos lados do campo.

Porém, o esquema tem mostrado falhas graves nos últimos jogos, especialmente no meio-campo e na defesa, que têm cedido muitos espaços. Os rivais exploram as costas do lateral-esquerdo Bernabei, e o Fluminense, por exemplo, encontrou brechas mesmo quando os gaúchos estavam fechados.

Diante disso e da importância do confronto, a projeção é de um jogo parecido com o empate no Brasileirão, quando o time abriu o placar em contra-ataque e depois se fechou na defesa.

O Flamengo, por sua vez, pressionou com 61% de posse e 16 finalizações contra cinco do adversário, mas teve dificuldade para furar a retranca, e o jogo terminou empatado.

Destaques do Internacional

Assim como no Flamengo, o grande destaque do Internacional na temporada é o Camisa 10. Alan Patrick lidera a equipe gaúcha em gols (14) e assistências (11). Números que estão ligados também ao meia ser o cobrador oficial de bolas paradas e pênaltis, mas o nível de atuação o coloca inclusive como cotado para a Seleção Brasileira.

Por outro lado, quando encontra pouco espaço para comandar o ritmo do Internacional, todo o esquema do time gaúcho costuma encontrar problemas. Ou seja, o caminho para o Flamengo é justamente limitar ao máximo as ações do meio-campista.

Desfalques e pendurados

Desfalques

  • Rafael Borré - ATA
  • Wesley - ATA
  • Victor Gabriel - ZAG

Provável escalação do Internacional contra Flamengo

Roger Machado mantém as dúvidas na escalação titular do Internacional. Bruno Tabata deve ser o escolhido para substituir Carbonero no lado direito do ataque, assim como fez contra o Red Bull Bragantino. Mas o treinador também indicou a possibilidade de colocar mais um volante para reforçar o meio-campo. Autor de dois gols na vitória da última rodada, Ricardo Mathias segue no comando de ataque.

Assim, um provável Internacional para começar o jogo contra o Flamengo é: Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Thiago Maia, Alan Rodríguez, Tabata, Alan Patrick e Wesley; Ricardo Mathias.

À propos de Publisher