Zerozero
·26 janvier 2025
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26 janvier 2025
Condicionados pelas condições climatéricas adversas, FC Porto B e CD Tondela foram incapazes de desfazer o empate (2-2), este domingo, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal 2. Com este resultado, ambos os conjuntos ampliaram as respetivas sendas negativas no campeonato - os dragões não vencem há sete partidas, enquanto os beirões somam o quinto jogo sem triunfar.
Os primeiros minutos foram de alguma indefinição, face às dificuldades sentidas na condução de bola e na construção curta em posse. Assim, os lances de bola parada adquiriram especial importância para as duas formações, mas foi a turma da casa que conseguiu inaugurar as hostilidades. Na sequência de um pontapé de canto executado por Abraham Marcus, o esférico foi embalado pela força do vento e terminou em zona de perigo, onde apareceu Felipe Silva (21'), de cabeça, para inaugurar as hostilidades.
Motivados pela desvantagem no marcador, a formação auriverde puxou dos galões, aumentou os níveis de concentração e operou uma rápida remontanda ainda no primeiro tempo. Aos 26 minutos, Talocha lançou o esférico para o interior da área, após bater um pontapé de canto, e a bola foi desviada por Dinis Rodrigues para o interior da própria baliza. Infelicidade para o jovem lateral direito dos dragões.
Dez minutos depois, o CD Tondela colocou-se na liderança do duelo. Talocha colocou a bola em Bebeto, na sequência de uma reposição lateral, e o experiente central assinou o 1-2 com um golaço merecedor de fortes aplausos.
O camisola '2' dos tondelenses encheu o pé e tentou a sua sorte, de muito longe, colocando o esférico onde a coruja dorme. O forte tiro é potenciado pela forte brisa e um arco perfeito atraiçoou Gonçalo Ribeiro, que foi um mero espetador perante a obra de arte assinada por Bebeto.
Na segunda metade, os ânimos acalmaram e o ritmo de jogo arrefeceu - fruto da intensificação das adversidades meteorológicas -, durante os primeiros instantes, mas a equipa caseira apressou-se em correr atrás do prejuízo e anotou o golo da igualdade aos 57 minutos. Melnichenko aproveitou um erro defensivo de Bernardo Fontes e assistiu de bandeja o recém-entrado Leonardo Vonic, que - no primeiro toque dentro das quatro linhas - rubricou o seu nome na lista de marcadores.
Daí em diante, verificou-se uma ligeira superioridade para o FC Porto B, mas os comandados de João Brandão foram incapazes de catalisar e transformar a posse de bola em ocasiões de perigo. Desta forma - e condicionados pelo vento forte deste domingo -, nenhum dos conjuntos conseguiu promover qualquer alteração ao marcador. No final dos 90 minutos, reinou o empate no reduto dos portistas.
Desta forma, os pupilos de João Brandão desperdiçam uma oportunidade de ouro para se distanciarem dos rivais diretos - que empataram, também este domingo, num jogo sem golos - e a turma de Luís Pinto amplia a série de resultados menos positivos, após um forte arranque de temporada, complicando, assim, o assalto ao segundo lugar da tabela.