MundoBola Flamengo
·29 août 2025
De La Cruz fica fora da Seleção Uruguaia; Bielsa explica decisão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·29 août 2025
Marcelo Bielsa anunciou, nesta sexta-feira (29), que não vai convocar De La Cruz para o Uruguai. O treinador argentino explicou que o ideal é o meia retomar a condição física e completar 90 minutos nos jogos. Desde que voltou oficialmente ao Flamengo, no dia 17 de agosto, De La Cruz entrou em apenas dois jogos e soma 45 minutos.
"O processo com De La Cruz é assim: ele não vai ser convocado, evidentemente entendemos que está saudável e o vimos jogar nos jogos posteriores à recuperação da lesão que o deixou indisponível. Jogou segmentos de 20 minutos, 30 minutos e jogou 50 minutos em dois jogos depois que voltou, mas acreditamos que o melhor é concluir sua reintegração competitiva no clube", disse.
O volante uruguaio se recuperou de uma inflamação no joelho esquerdo que o deixou fora entre junho e agosto. Antes do retorno, a situação ficou mais complicada após polêmica com José Luiz Runco. Runco foi demitido um dia após enviar mensagem afirmando que o meia tem lesão "crônica e irreparável" no joelho, gerando revolta entre jogadores, comissão e diretoria.
O ex-médico afirmou que o equilíbrio muscular do uruguaio estaria comprometido. A repercussão negativa envolveu até empresários de De La Cruz, que chegaram a avaliar ações legais contra Runco. Nico recebeu apoio do elenco e de Filipe Luís para retornar aos campos pelo Flamengo.
Bielsa deixou claro que só intervirá no processo de recuperação caso o jogador não consiga sequência regular no Flamengo. O treinador acredita que é mais produtivo respeitar o cronograma do clube. Afinal, a prioridade é garantir minutos e consistência para De La Cruz atuar em alto nível.
"Se não cumpre o processo em seu clube por qualquer motivo, eu, que dou muitíssimo valor a ele e considero jogador capital da equipe, tentarei ajudar. Mas o problema com a seleção tem suas matizes, porque chega num domingo e joga quinta, como nesse caso, é possível fazer preparação mais longa para o segundo jogo", disse, antes de completar:
" Se não é possível, tentaremos fazer com que a seleção o recupere por um caminho que não contemple os minutos que tenha no clube. O ideal é vê-lo competir com regularidade, 90 minutos com frequência. Creio que De La Cruz está saudável e demonstrou isso nos dois jogos em que atuou."
O uruguaio é considerado peça central tanto para o Flamengo quanto para a seleção. A não convocação vai permitir que trabalhe no clube durante os 14 dias de pausa para a Data Fifa. Depois de enfrentar o Grêmio, no domingo (31), o Fla só volta aos gramados no dia 14 de setembro.
Mesmo sem a divulgação oficial da lista, a expectativa é de que Varela, Viña e Arrascaeta sejam mantidos pelo técnico Marcelo Bielsa. Apesar do lateral-esquerdo ter se recuperado de lesão grave, já está em estágio mais avançado. A confirmação será feita apenas no momento da apresentação;
O Uruguai vai enfrentar Peru e Chile nas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo. As partidas serão nos dias 4 e 9 de setembro. A equipe já está garantida no Mundial de 2026, restando apenas a posição final.