MundoBola Flamengo
·29 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·29 décembre 2024
Em 2025, os jovens do Flamengo jogam o Cariocão, enquanto os profissionais fazem pré-temporada nos EUA. Por isso, o time Sub-20 que disputa a Copinha está recheado de atletas ainda mais jovens. O clube já anunciou o plantel, e o MundoBola Flamengo traz material especial para apresentar o elenco que joga a competição.
Os goleiros já foram destrinchados, e é hora de falar sobre os jovens craques que aparecem no sistema defensivo do time. São eles: Darlan, Germano, Gusttavo, Felipe Vieira, Luiz Phellipe, Pedro Fachinetti, Pedro Lemos, Wanderson e Wesley Juan.
O zagueiro de 20 anos é um dos principais da função e agrega talento ao time da Copinha. O jogador se destacou, sobretudo, no Sub-17, quando conquistou Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa na categoria. O bom rendimento o fez ganhar um contrato profissional com multa rescisória milionária.
Trata-se de um zagueiro canhoto, que chegou ao Ninho do Urubu com apenas dez anos. Além disso, passagens pela Seleção Brasileira Sub-15 marcaram sua trajetória.
A tendência é que o atleta seja um dos líderes no vestiário. Isso porque o jogador teve exatamente essa qualidade destacada por Mario Jorge, ex-técnico da base flamenguista que se aventura no Mundo Árabe. O treinador se referiu ao nome como 'capita', em entrevista ao ge em 2021, o apontando como o atleta mais regular de sua geração.
"Para mim, o jogador mais regular chama-se Darlan. Uma grande liderança. Ele é maduro, equilibrado em todos os momentos, um jogador fora da curva, pelo papel que ele exerce dentro do campo, um capitão sem ter a faixa. O apelido dele é 'Capita'", exaltou.
Wesley se destaca no profissional como lateral-direito, mas na base, seu sucessor natural já pode ter aparecido caso o craque vá para a Europa. Seu nome é Gusttavo Sousa, de 18 anos e que foi descoberto em uma Escolinha do Flamengo. No ano passado, Gusttavo assinou contrato com 50 milhões de euros de multa rescisória. Mas isso só foi possível por decidir jogar na Escolinha do clube em 2015, no Tocantins.
Ele se destacou pelo Sub-17 e agora vai integrar a categoria seguinte. Seu potencial foi visto desde a Escolinha, onde foi indicado para uma peneira em 2020, mas viu a pandemia frustrar seus planos. Apesar do atraso, ele finalmente passou pelo teste em 2021, chegando ao Sub-15.
Gusttavo deve ser titular na Copinha, e é o nome com características mais próximas de Wesley. O atleta é um dos nomes mais talentosos do sistema defensivo, e a margem alta de evolução o coloca como excelente aposta para aparecer no profissional dentro dos próximos anos por conta de sua excelente técnica.
Do outro lado, a lateral-esquerda é de Germano, que foi titular do Sub-20 na função. O jogador teve o jogo contra o Internacional, empatado por 2 a 2, como ponto alto da temporada 2024. Na partida, ele marcou um gol e deu uma assistência.
O atributo em que se destaca é a bola parada. Germano pode cobrar boas faltas e bater escanteios, melhorando o nível do jogo aéreo da equipe.
Felipe Vieira teve uma amostragem menor, jogando apenas 11 partidas na temporada 2024. O jogador atuou apenas uma vez no Brasileiro da categoria e outras três na Copa do Brasil. Os outros sete jogos foram pela Copa Rio.
O defensor atua na lateral-esquerda, mas deve ser reserva de Germano na Copinha. No entanto, ele também atua como zagueiro e pode ser utilizado na função.
Mais uma opção para a lateral-esquerda. O jovem é talentoso, mas também fica atrás do titular. É um atleta que ainda precisa ser melhor lapidado, aprendendo a ser mais competitivo. Apesar do talento, ele busca o drible na maioria das ocasiões, e pode acabar prejudicando o desenvolvimento de algumas jogadas.
Luiz Phellipe tem apenas 17 anos e tempo para evoluir antes de chegar ao profissional. No Sub-17, em 2024, ele jogou 32 vezes, sendo 11 pelo Brasileiro, dez, pelo Carioca e mais 11 pela Copa Rio da categoria, totalizando quatro gols em 1898 minutos, mas nenhuma assistência.
O jovem chegou ao Flamengo no início de 2024 para o time Sub-17. Seu contrato vai até o final de 2027, e ele chegou aos 17 anos vindo do Salto Futebol Clube. No seu primeiro ano, já conquistou o Estadual e a Recopa da categoria, e agora, deve ganhar mais rodagem no Sub-20.
A principal virtude de Pedro Fachinetti atuando como zagueiro é a cobertura na transição defensiva, além de circular bem a bola. A qualidade no passe eleva a saída de bola do time a um patamar superior, sendo muito útil na armação das jogadas.
Outro zagueiro na relação do Flamengo para jogar a Copinha é Pedro Lemos. O jovem é mais um com contrato profissional de multa rescisória milionária, prática cada vez mais comum adotada pelo clube. Pedro pertence a geração 2006 e possui uma boa qualidade técnica, sendo mais um bom zagueiro da categoria Sub-20.
No Ninho do Urubu desde julho de 2022, Pedro Lemos já afirmou se inspirar em Fabrício Bruno. No ano passado, ele se mostrou contente por jogar no Flamengo e animado com o futuro.
"Estou muito feliz no Flamengo. Desde que cheguei, fui bem recebido por todos e venho evoluindo no dia a dia. Espero conquistar muitos títulos com o Manto Sagrado e dar alegria ao torcedor rubro-negro", disse.
É o nome que mais se aproxima das características de Wesley. A joia rubro-negra é, talvez, a principal peça da defesa flamenguista, apoiando ainda o time no ataque. Com apenas 17 anos, Wanderson é uma das grandes sensações do Sub-17 de 2024, participando de 30 jogos e marcando oito gols. Ele fez parte das campanhas do Estadual e do Brasileiro.
Uma das especialidades de Wanderson são as interceptações, sendo o líder da estatística na equipe Sub-17. O lateral-direito é forte, conseguindo se sobressair nas jogadas de marcação. Corre bem para frente, mas também para trás, recuperando bem as costas e evitando contra-ataques perigosos.
Wanderson tem 66% de acerto nos dribles, tendo bom recurso na hora do mano a mano. Sua velocidade também é boa, assim como seu senso de urgência nas jogadas mais importantes.
O zagueiro é um dos mais velhos do sistema defensivo que joga a Copinha, com 19 anos. Ele chegou ao clube no meio de 2024, vindo do Acadêmico Viseu, de Portugal, mas deu tempo de jogar com Filipe Luís no Sub-20. Seu contrato é de um ano e meio e tem opção de renovação por mais dois anos.
O jogador foi encontrado pelo Departamento de Scout flamenguista, que gostou da saída de bola do jogador e das bolas longas nas costas das linhas defensivas.