Esporte News Mundo
·21 août 2025
Conmebol se pronuncia após confusão entre torcedores do Independiente e Universidad de Chile

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·21 août 2025
— Continua depois da publicidade —
Ao menos 10 pessoas ficaram feridas e outras 90 foram detidas, por conta da confusão entre a torcida do Independiente e Universidad de Chile, durante partida entre as equipes, pelas oitavas da Copa Sul-Americana, no Estádio Libertadores da América, na noite da última quarta-feira (20).
A informação foi confirmada por uma fonte do Ministério da Segurança à AFP. Além disso, um porta-voz da equipe argentina confirmou a presença de feridos.
Já na madrugada desta quinta-feira (21), a Conmebol se pronunciou sobre o caso, informando que a partida foi cancelada de forma definitiva e que o caso será encaminhado para os órgãos judiciais da entidade.
“O Departamento de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, devido à falta de garantias de segurança por parte do clube mandante e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana 2025, a partida foi cancelada.
Acrescentou ainda que, considerando que o Manual do Clube para situações semelhantes foi cumprido, sem que a situação tenha sido sanada, a partida foi cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações.
Todas as informações relativas aos fatos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.”
Gabriel Boric, presidente do Chile, utilizou suas redes sociais para comentar sobre o ocorrido. Segundo ele, há muita coisa errada no que aconteceu, desde a briga entre as torcidas, até a irresponsabilidade da organização.
O político, ainda, informou que o embaixador chileno, que está na Argentina, foi encaminhado à delegacia e ao hospital onde os torcedores da Universidad de Chile estão, para garantir a segurança dos compatriotas.
A La U, após a partida, disse que, no momento, a prioridade é saber o estado de saúde dos torcedores, deixando as questões esportivas em segundo plano.
Na madrugada desta quinta-feira, a imprensa argentina chegou a confirmar três mortes em decorrência da briga na arquibancada visitante.
Direct