Gremistas
·10 juin 2025
Conheça o quarto pré-candidato à presidência do Grêmio

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·10 juin 2025
O advogado Gladimir Chiele, de 62 anos, oficializou sua candidatura à presidência do Grêmio, tornando-se o quarto nome a confirmar a intenção de participar das eleições do clube, previstas para ocorrer entre setembro e novembro deste ano.
Especialista em Direito Administrativo, Chiele atua junto à gestão de cerca de 350 municípios do Rio Grande do Sul e tem uma longa ligação com o Tricolor, sendo conselheiro há 12 anos e acumulando cerca de duas décadas de experiência no clube.
Natural de Farroupilha, na serra gaúcha, ele participou dos bastidores de importantes decisões institucionais, incluindo a discussão dos contratos da Arena e do Centro de Treinamentos Luiz Carvalho, além de se inspirar no trabalho realizado ao lado do ex-presidente Hélio Dourado.
Pelo movimento batizado de Grêmio Torcedor, Chiele pretende lançar chapa única ao Conselho Deliberativo, que neste pleito irá renovar 150 cadeiras antes da eleição presidencial. O advogado defende maior integração dos torcedores e sócios do interior e de outros estados com o clube, destacando a necessidade de uma gestão diferente da atual.
“Além do meu gremismo, andando pelo Estado inteiro, percebemos que haveria necessidade de trabalhar um processo de gestão diferente do que está hoje. Não vemos planejamento de curto, médio e longo prazo. Estamos normalizando o insucesso, e isso não pode acontecer. Queremos resgatar a identidade histórica, de time brigador, guerreiro, que entre nas competições para ganhar, não só para participar”, afirmou.
Entre as propostas está o compromisso de longo prazo com o Grêmio, independente da gestão, e o planejamento para aumentar receitas sem repassar custos aos torcedores. “A Arena é nossa SAF, um ativo fantástico. Comprando a gestão, podemos planejar o aumento de receitas sem precisar aumentar as mensalidades nem os ingressos. O torcedor que viaja 500 quilômetros para ver um jogo do Grêmio é muito maltratado. Encontraram em mim a possibilidade de serem ouvidos”, completou Chiele.
Outra ideia defendida pelo candidato é ampliar o número de escolinhas do Grêmio em convênio com prefeituras gaúchas, a fim de identificar talentos ao longo do ano e também contribuir para tirar crianças das ruas no contra-turno escolar.
O processo eleitoral prevê inicialmente a renovação de parte do Conselho Deliberativo, seguida da eleição do presidente do órgão e, por fim, a definição do presidente do clube em votação no conselho, podendo haver segundo turno com participação dos sócios, caso necessário. Além de Gladimir Chiele, Denis Abrahão, Marcelo Marques e Paulo Caleffi já anunciaram suas candidaturas à presidência do Tricolor.