Conheça Enzo Barrenechea, médio argentino apontado ao Benfica | OneFootball

Conheça Enzo Barrenechea, médio argentino apontado ao Benfica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·15 juillet 2025

Conheça Enzo Barrenechea, médio argentino apontado ao Benfica

Image de l'article :Conheça Enzo Barrenechea, médio argentino apontado ao Benfica

Pressionado pelo facto de ter o primeiro jogo da temporada apenas 17 dias depois de ter iniciado os trabalhos de pré-época, o Benfica encara este mercado de transferências com um certo sentido de urgências.

Nesse sentido, depois de ter assegurado as contratações de Rafael Obrador e Amar Dedic, os encarnados apontam agora baterias a Enzo Barrenechea, médio que está contratualmente ligado ao Aston Villa.


Vidéos OneFootball


Aos 24 anos- festejados há cerca de dois meses-, o argentino passou a última temporada no Valencia por empréstimo dos villans. Os bons números apresentados (32 jogos disputados, um golo e duas assistências) despertaram o interesse de alguns clubes europeus, com Benfica, FC Porto e o próprio Valencia a cogitarem assegurar os préstimos de Barrenechea para 2025/26.

Ora, ao que tudo indica, as águias estão neste momento na frente da corrida e o jogador já terá mesmo dado o 'sim' à direção liderada por Rui Costa. As negociações entre o Benfica e o Aston Villa estão em andamento e podem chegar a 'bom porto'- isto na perspetiva encarnada- em breve. O negócio deve consumar-se por um valor a rondar os 15 milhões de euros.

Com estes dados em cima da mesa, o zerozero procurou saber mais sobre o jogador, desde a sua história de vida à sua forma de jogar.

Um 6 que faz o carrossel girar

Ainda que também possa jogar como médio-centro, Barrenechea alinha maioritariamente como médio-defensivo. Numa altura em que uma possível saída de Florentino Luís tem vindo a ser noticiada, é importante realçar que o internacional jovem português e o argentino que está para chegar à Luz são jogadores com características distintas.

Sendo certo que 'Tino' apresenta uma capacidade defensiva muito acima da média, já que consegue cobrir uma área de terreno muito grande e faz da capacidade nos duelos um dos seus pontos fortes, a verdade é que o camisola 61 não consegue dar a mesma resposta no momento de ter a bola- esta, de resto, é apontada como uma das grandes lacunas na forma de jogar do Benfica de Bruno Lage.

Pois bem, é aqui que Enzo Barrenechea entra.

Alto (1,86m), possante, inteligente taticamente e também com valências nos duelos defensivos, o ex-Valencia destaca-se pela forma como trata a bola. É um médio-defensivo com capacidade para fazer a equipa jogar e que tem no passe longo uma das suas grande armas- no capítulo do passe há a realçar a forma como joga com os dois pés e como solicita os colegas com passes progressivos.

Uma das críticas que lhe pode ser feita está relacionada com a falta de capacidade em chegar ao último terço ofensivo, mas há a expectativa para perceber se tal situação conhecerá melhorias agora que se prepara para jogar numa equipa que passa muito tempo com o esférico na sua posse.

Pai esteve preso durante oito anos

Nascido a 22 de maio de 2001, Enzo Barrenechea tem uma história de vida digna de filme. Natural da cidade de Córdoba, o médio apaixonou-se pela bola de futebol, à imagem de milhões de miúdos argentinos, em tenra idade.

Tal como explicou numa entrevista concedida aos meios da Juventus, clube pelo qual já passou, o pequeno Enzo ia jogando, com a tranquilidade que qualquer criança merece, na rua com os amigos. No entanto, tudo mudou num estalar de dedos.

«Quando tinha oito anos mudámo-nos para Villa María porque o meu pai vivia como fugitivo. Ele acabou por ser preso quando eu tinha 10/11 anos e, juntamente com a minha mãe e o meu irmão, voltei a Córdoba. O meu pai esteve preso durante oito anos, mas íamos visitá-lo sempre que podíamos. A minha mãe tinha dois empregos e nós ficávamos sozinhos durante praticamente todo o dia», descreveu o médio na já referida entrevista aos meios da Juventus.

Nos anos em que viveu em Villa María, Enzo ingressou nas camadas jovens de clubes como o Sarmiento e o Universitario, pelo que, quando o regresso a Córdoba se deu, os treinadores e os pais dos seus colegas de equipas organizavam-se para o ir buscar [cerca de duas horas de viagem] no sentido de este poder continuar a jogar com os amigos.

As qualidades do médio não passaram despercebidas e o ingresso nos escalões de formação do mítico Newell´s Old Boys deu-se por volta dos 13 anos. Os dados estavam lançados para uma carreira de sucesso.

Lesão não travou evolução

Presença constante nas seleções jovens da Argentina, Enzo Barrenechea não chegou a estrear-se pela equipa sénior do seu clube. No verão de 2019 entrou na Europa pelas portas do Sion, numa mudança que teve tanto de surpreendente como de curta: no mercado de janeiro do ano seguinte, 2020, deu o salto para a Juventus.

Em Turim encontrou alguém que descreve como «um irmão» do futebol, no caso Matias Soulé, agora jogador da Roma. A dupla foi evoluindo nas equipas secundárias da vecchia signora, mas a verdade é que o mundo de Enzo desabou a 22 de maio de 2021, dia em que cumpriu o seu 20º aniversário.

Num jogo da equipa sub-23 frente ao Genova, o médio apoiou mal o pé e caiu desamparado no relvado, visivelmente com dores. O diagnóstico? Rotura do ligamento cruzado do joelho direito e nove meses de fora para cumprir a recuperação.

Apesar do choque, o jovem foi operado com sucesso na Áustria, recuperou a 100 por cento e, a 2 de novembro de 2022, fez a estreia pela equipa principal da Juventus, num jogo da Champions frente ao PSG. Até ao final da temporada 2022/23, alinhou ainda em quatro mais ocasiões pelo conjunto bianconeri.

Em 2023/24 esteve cedido ao Frosinone e, mesmo tendo em conta que a permanência não foi alcançada, registou 39 jogos, um golo e uma assistência. No verão de 2024 rumou ao Aston Villa, facilitando a ida de Douglas Luiz para Itália, mas não chegou a jogar pelo Aston Villa. Depois de um ano em Valência, onde chegou a ser chamado à seleção principal da Argentina (ainda não se estreou), segue-se agora o Benfica.

O que se pode esperar de Enzo Barrenechea?

À propos de Publisher