Esporte News Mundo
·17 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·17 décembre 2024
O Botafogo vive uma verdadeira semana de decisões. Além da negociação da renovação de Artur Jorge, o Alvinegro também decidirá seu próximo presidente na próxima quinta-feira (19). Um pleito vai decidir o novo mandatário, o vice-presidente geral e os membros do Conselho Deliberativo do quadriênio 2025/2028.
Durcésio Mello, atual mandatário, está à frente do clube desde o início de 2021 e comandou a transição para o modelo SAF durante seu primeiro ano de mandato. No início do seu segundo ano, o futebol foi adquirido por John Textor. Seu mandato termina no próximo dia 31.
Vale lembrar que o clube social é dono de apenas 10% do futebol do Alvinegro. Com isso, ele é o principal responsável por administrar os esportes olímpicos. Fora isso, também comanda projetos sociais, caso do Museu do Botafogo, e gestão de receitas para o setor estrutural.
A votação será realizada de forma híbrida e apenas sócios aptos poderão ter acesso à plataforma eletrônica para votar ou podem ir a General Severiano para usar a urna eletrônica. A apuração dos votos está marcada para começar a acontecer a partir do ato de encerramento, que está marcado para acontecer na próxima quinta-feira, às 20h (horário de Brasília).
Conheça as duas chapas que concorrem à presidência:
João Paulo Magalhães e André Silva, “Os Escolhidos”
João Paulo Magalhães Lins e André Silva formam a chapa “Os Escolhidos”, que é apoiada por Durcésio Mello, ídolos do clube, e por torcedores ilustres do Alvinegro. João Paulo foi presidente do Boavista e recentemente deixou o cargo para concorrer à presidência de seu clube do coração. Já André Silva é um velho conhecido nos bastidores do clube, ele exerceu o cargo de vice de futebol durante a administração de Maurício Assumpção.
A chapa se propõe a manter e qualificar a política de boa relação com John Textor e os executivos da SAF. Fora isso, também quer aumentar as fontes de receitas do clube social e construir uma nova área de convívio dentro do clube.
João Paulo Magalhães (centro) é apoiado do Durcésio Mello e Carlos Augusto Montenegro – Foto: Arthur Barreto/Botafogo
Vinícius Assumpção e Tom Meirelles, “Orgulho Alvinegro”
A chapa “Orgulho Alvinegro” é composta por Vinícius Assumpção, atual vice-presidente geral, e Tom Meirelles, membro da mesa do Conselho Deliberativo. Vinícius teve um rompimento de ideias com Durcésio que levou o mandatário a apoiar a candidatura da outra chapa.
O atual presidente disse que foi uma escolha difícil não apoiar seu vice nas eleições e o acusou de ter se afastado nos últimos meses. Por outro lado, Assumpção disse que ficou “indignado” e disse que Durcésio se alinhou à “velha política”.
Vinícius Assumpção comemorando a conquista do Brasileirão – Foto: Vítor Silva/Botafogo
O “Orgulho Alvinegro” se propõe a preservar e ampliar a boa relação com a SAF e manter o profissionalismo e transparência. Fora isso, também quer fazer projetos estruturais no clube e nos esportes olímpicos.