oGol.com.br
·21 février 2025
Com Carpini, Vitória tem melhor início de temporada em quase 20 anos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·21 février 2025
O Vitória de Thiago Carpini aprontou no Castelão e arrancou uma vitória por 2 a 1, de virada, contra o Fortaleza, para se isolar na liderança do seu grupo na Copa do Nordeste. Mas o bom resultado como visitante contra um adversário complicado não é a única coisa a se comemorar em uma temporada que tem começo impressionante.
Carpini ganhou respaldo no Vitória pela boa campanha no segundo turno do Brasileirão, garantindo a permanência na primeira divisão com relativa tranquilidade. O treinador perdeu peças importantes na equipe, como o zagueiro Wagner Leonardo, o lateral Lucas Esteves e o centroavante Alerrandro, artilheiro da última Série A. No entanto, segue com um time extremamente competitivo.
Em 2025, o Vitória comandado por Carpini soma uma invencibilidade de 12 jogos, sem qualquer derrota na temporada. Até aqui são 8 vitórias e 4 empates, com lideranças isoladas no Campeonato Baiano (já classificado para semifinal) e Copa do Nordeste. Nos principais duelos do ano, segurou o empate contra o Bahia na Fonte Nova e venceu o Fortaleza.
O que poucos podem saber é que este início invicto de temporada é o melhor do Vitória em quase 20 anos. A última vez que o Leão teve uma sequência melhor foi em 2006, quando começou a temporada com 16 jogos de invencibilidade. A primeira derrota daquela equipe, que tinha jogadores como Leandro Domingues, Índio e Mendes, aconteceu no dia 13 de março, contra o Ipitanga, pelo Campeonato Baiano. O título do Baianão não veio, mas o ano acabou com acesso para a Série B.
A última vez que o Vitória chegou perto de ter um início de temporada como o atual foi em 2020, quando demorou 11 jogos para perder sua invencibilidade. Nos últimos cinco anos, o Leão levou no máximo três partidas antes de conhecer a sua primeira derrota.
Apesar disso, o Vitória também teve alguns anos com boas sequências invictas. Em 2014 e 2015, o Leão perdeu na temporada logo na estreia, mas logo em seguida encaixou invencibilidades de 10 e 11 jogos, respectivamente.
Outro ano de destaque do Vitória foi em 2017, quando até perdeu em seu quarto jogo na temporada, mas depois alcançou uma invencibilidade de 18 jogos. Naquele ano foram 18 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos primeiros 21 jogos da temporada. Na ocasião, o time era treinado por Argel Fuchs.
A sequência invicta de 18 jogos em 2017 é também uma marca que pode ser batida por Carpini e a última invencibilidade tão longa registrada pelo Leão. Isso porque, sob o comando do treinador, o Vitória está a 17 jogos sem perder se contar os jogos de 2025 e também a reta final da temporada 2024.
Os 17 jogos invictos também se transformam em uma importante marca pessoa para Carpini. Entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024, ele acumulou a mesma invencibilidade enquanto dirigia Juventude na reta final da Série B e São Paulo no Campeonato Paulista e Supercopa do Brasil (título que conquistou).
"Enquanto a gente puder postergar essa derrota será bom. Um dia vai acontecer. O grupo vai se desmanchando, os jogadores vão mudando, mas podemos ser lembrados por títulos e por sequências sem perder. A gente trabalha para estar sempre buscando o mais próximo do ideal. Quando não for possível vencer, tentar não perder", disse o treinador no último final de semana.
Mais um jogo invicto fará Carpini bater o próprio recorde e igualar a sequência positiva do Vitória em 2018. O próximo jogo do Leão acontece neste final de semana, contra o Atlético de Alagoinhas, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano.