MundoBola Flamengo
·23 janvier 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·23 janvier 2025
Nesta quarta-feira (22), o Flamengo venceu sua primeira partida pelo Campeonato Carioca. Diante do lanterna Bangu, o Rubro-Negro goleou por 5 a 0 no estádio Castelão em São Luís-MA. Felipe Teresa, Wallace Yan, Guilherme e Carlinhos marcaram os gols da vitória, que foi facilitada pela expulsão de um adversário no começo do jogo.
Apesar da goleada, continuam as críticas ao treinador da equipe Sub-20. Diversos torcedores nas redes sociais apontam os problemas do técnico Cléber dos Santos, que pode ser demitido do cargo, segundo o jornalista Venê Casagrande.
Em vídeo publicado no YouTube, o jornalista afirma que o diretor de futebol, José Boto, fará reunião com Carlos Noval, gerente das categorias de base rubro-negra, para avaliar a continuação de Cléber no cargo de treinador.
"Vai ter uma reunião do José Boto com o Carlos Noval, e a chance do Cléber dos Santos ser demitido é grande. A gente pôde ver que vários profissionais foram demitidos nas categorias de base no Flamengo. Então o Cléber dos Santos balança no cargo, e a qualquer momento pode ser demitido", cravou Venê Casagrande em seu canal no YouTube.
Contudo, o jornalista afirmou que Cleber dos Santos pode ser demitido devido a uma troca de metodologia que vem acontecendo na base. Apesar dos quatro jogos do Flamengo terem sido bastante criticados, esse não será o único fator a ser considerado.
"Não tem certeza de permanência, e se ele ficar, vai ser por pouco tempo, não vai ser nada muito longo. Então, por metodologia e também por desempenho nessas quatro primeiras rodadas, o Cleber dos Santos balança-se muito no cargo. A qualquer momento pode ser demitido", disse o jornalista.
Na primeira metade de janeiro, a nova diretoria do Flamengo promoveu uma intensa reformulação das categorias de base. No dia 16 de janeiro, houve a demissão de cerca de 27 funcionários, entre treinadores, coordenadores, supervisores e outros cargos, além da saída de alguns atletas.
Em nota oficial, o clube explicou as mudanças, que tem como objetivo uma reestruturação estratégica, visando fortalecer o Flamengo como formador de grandes atletas do futebol.
Confira a nota oficial publicada pelo Flamengo na íntegra:
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que está promovendo uma reestruturação estratégica nas categorias de base, com o objetivo de fortalecer ainda mais o seu papel como formador de grandes talentos do futebol, uma marca do DNA Rubro-Negro.
Essas mudanças estruturais visam alinhar as categorias de base do clube à filosofia de trabalho adotada no futebol profissional, garantindo uma integração vertical das ideias e padronização do modelo de jogo. A reformulação ainda inclui a adoção de práticas mais modernas, replicadas nos principais clubes do mundo, com foco na otimização de processos, funções e elencos."
Em meio as mudanças de diversas áreas do clube, a saída de Cléber dos Santos é algo iminente. O técnico Raphael Bahia, por exemplo, que comandou o Flamengo na Copinha deste ano, também foi desligado pela diretoria.