MundoBola Flamengo
·25 août 2025
Camisa 3 do Flamengo conquista elogio e nota alta da imprensa internacional

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 août 2025
Lançada em julho, a camisa 3 do Flamengo tem sido bastante elogiada Brasil afora. Desta vez, o jornal "The Athletic", do "The New York Times" destacou positivamente o Manto Sagrado, com direito a uma nota superior a gigantes europeus, como Real Madrid, Barcelona e Bayern.
Segundo Nick Miller, colunista do portal, o terceiro uniforme do Mengão consegue se diferenciar de outras camisas que usam dourado, pois em alguns casos, o uso da cor é "brega e espalhafatoso". Para o jornalista, a cor valoriza a camisa, que, segundo ele, é simples. O Manto recebeu nota oito, ficando acima de diversas equipes da Europa.
"É bastante difícil usar dourado em um uniforme: muitas vezes parece espalhafatoso e brega, e é aconselhável usá-lo com moderação. Mas essa terceira camisa do Flamengo quase consegue se safar, e se há dourado demais aqui, é por causa do número excessivo de patrocinadores disputando espaço na camisa, e não por causa do design. Na verdade, o dourado acaba valorizando o restante da camisa, que é bastante simples, com detalhes em vermelho e preto - o que é um bom toque, já que é sempre legal quando um time faz referência às cores do uniforme principal em uma camisa alternativa", disse Miller.
Arrascaeta comemora gol do Flamengo sobre o Ceará - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Sete equipes tiveram suas camisas com notas superiores ao Flamengo: Inter Miami, Genoa, San Jose Earthquakes, Roma, Middlesbrough (todos com nota nove), Newport County e Union Saint Gilloise (ambos com nota dez).
O Manto Sagrado ficou à frente de times como Real Madrid (5), Barcelona (6), Bayern e Milan (7). A repercussão positiva de seu uniforme é mais um fator crucial na internacionalização da marca rubro-negra - que vem aumentando ano após ano.
No começo da Copa do Mundo de Clubes, Nick Miller fez um ranking das camisas das equipes que disputaram o torneio da Fifa. O Manto 1, rubro-negro, não obteve uma nota tão boa do jornalista britânico e ficou na 22ª colocação de 32 uniformes.
"Essa é complicada. É muito básica. E não há necessariamente nada de errado com isso. Mas é muito básica. O que pode ser uma virtude. Não consigo decidir se isso é básico demais, ou apenas algo agradável, limpo, simples, descomplicado… espera, isso tudo são só sinônimos de básico, não é?", opinou o colunista.
Jorginho em campo durante Flamengo x Atlético-MG - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Na lista, dois rivais do Mais Querido no torneio apareceram entre os extremos: o Espérance-TUN foi escolhido como o clube com a camisa mais bonita, enquanto o Chelsea foi apontado como o time com a camisa mais feia da competição.
Vestindo rubro-negro, o Flamengo enfrenta o Vitória, nesta segunda-feira (25), às 21h (horário de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com moral após a classificação na Libertadores, o Mengão busca manter a liderança na tabela contra o 17º colocado.