Esporte News Mundo
·15 mai 2025
Brasileiro faz carreira com mentoria de futebol e ajuda jovens com acesso a bolsas de estudo nos Estados Unidos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·15 mai 2025
— Continua depois da publicidade —
Ex-jogador e treinador universitário, Marcos acumula vivências valiosas dentro e fora de campo e hoje dedica sua carreira à preparação de jovens atletas que buscam se desenvolver nos Estados Unidos. Em especial, os que cursam o ensino médio e almejam conquistar bolsas de estudo por meio do futebol.
Formado em Ciência do Esporte pela Oklahoma Baptist University e Mestre em Administração Esportiva pela Eastern New Mexico University, Marcos conta que o trabalho é integral, com aulas pela manhã e treinos à tarde. A preocupação é com o bem-estar do atleta, o que inclui aspectos físicos e emocionais.
Desde 2010, Marcos busca fornecer o máximo possível de acolhimento para jovens que passam boa parte das temporadas longe dos pais. A mentoria abrange vários aspectos: preparação antes da pré-temporada, adaptação ao novo treinador e ao elenco, mentalidade para o dia a dia dos treinos e jogos, além do apoio em momentos de dificuldade dentro de campo, como perda de espaço ou problemas de performance.
“O futebol é a porta de entrada, mas a missão é muito maior. Muitos atletas chegam em busca de formação acadêmica e, felizmente, temos conseguido bolsas muito boas, que cobrem praticamente todos os custos universitários. São quatro anos de estudos em universidades com excelente estrutura, e isso transforma a vida desses jovens. Alguns voltam ao Brasil após a formação, mas a maioria permanece nos Estados Unidos, seja atuando no mercado de trabalho ou mesmo dentro do futebol. Já tive atletas que viraram jogadores profissionais em times de menor expressão no mundo, treinadores, preparadores físicos. Outros seguiram carreiras em áreas como administração, tecnologia, marketing e até concluíram mestrado”, comemora Marcos.
Natural de Santos (SP), o profissional está envolvido com o futebol desde quando se entende por gente. Começou a carreira no futsal e, nos campos, integrou o sub-15 do Santo André. Orgulha-se de ter enfrentado nomes como Diego Ribas e Robinho. Aos 19 anos, foi para os Estados Unidos em busca da sonhada profissionalização e chegou a ser selecionado por dois anos para a equipe dos melhores jogadores universitários do país.
O trabalho do paulista já ajudou mais de 100 atletas, muitos deles com bolsas integrais. Alguns dos mentorados de Marcos Silva chegaram à lista do draft da Major League Soccer, a MLS, principal competição de futebol dos Estados Unidos.
“Ao longo dos anos, tive o privilégio de treinar atletas de altíssimo nível, muitos com passagem por grandes clubes do Brasil como Flamengo, Santos, Ceará, Fortaleza e Bahia. Entre todos, o nome que sempre levo como referência é o Eduardo Matheus, conhecido como Dudu. Além de um jogador tecnicamente completo, ele sempre foi um exemplo de pessoa e hoje está em uma das melhores da NCAA Division II, onde acaba de conquistar o vice-campeonato nacional”, celebra o mentor.
Marcos conta que um de seus objetivos, no curto prazo, é dar ao projeto um formato ainda mais global.
“A base tem muitos brasileiros e um colombiano atualmente, mas estamos sempre em busca de diversidade. Queremos trazer chilenos, africanos, espanhóis e atletas de outras nacionalidades. A pandemia dificultou bastante o recrutamento internacional, mas estamos retomando aos poucos”.
Direct