
Gazeta Esportiva.com
·20 juillet 2025
Botafogo marca no fim, bate Sport no Brasileirão e garante primeira vitória de Ancelotti

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·20 juillet 2025
A vitória nem sempre vem com brilho e show, mas vale os mesmos três preciosos pontos. E foi exatamente essa a lição que o Botafogo tirou da Ilha do Retiro neste domingo. Em uma atuação bem abaixo do esperado, com pouca inspiração e muitos sustos, o Glorioso sofreu, mas encontrou um gol salvador nos acréscimos para vencer o lanterna Sport por 1 a 0.
O herói improvável foi Cuiabano, que saiu do banco para, com um lance de oportunismo, garantir o resultado e dar a primeira vitória ao técnico Davide Ancelotti no comando da equipe.
A vitória, embora sofrida, é fundamental. O Botafogo sobe para a quinta posição, com 25 pontos, e se recoloca na briga pelo G4. Já o Sport se afunda ainda mais na lanterna, com apenas três pontos, sendo o único time que ainda não venceu no campeonato.
Como teve o jogo da 15ª rodada contra o Grêmio adiado, o Botafogo agora tem uma semana livre para trabalhar e só volta a campo no próximo sábado (27), contra o Corinthians, no Nilton Santos.
O Botafogo entrou em campo com desfalques importantes. Sem Allan e Savarino, vetados por dores musculares, Ancelotti promoveu as entradas de Newton e Joaquín Correa. E o time até começou dando a impressão de que resolveria o jogo cedo, com Arthur Cabral obrigando o goleiro Gabriel a trabalhar com menos de um minuto. Mas foi só um lampejo.
A primeira etapa se transformou em um jogo aberto e perigoso para o Alvinegro. O Sport, mesmo na lanterna, levou muito perigo, principalmente na bola parada. Ramon Menezes, em duas ocasiões, subiu mais que a zaga e cabeceou com perigo, assustando o goleiro John. A melhor chance do Leão veio em um voleio de Rafael Thyere, que passou tirando tinta da trave.
O Botafogo, por sua vez, também teve suas chances: Joaquín Correa parou em grande defesa de Gabriel, Arthur Cabral teve um gol bem anulado por impedimento, e Álvaro Montoro, em um toque sutil, também foi parado pelo goleiro adversário. O primeiro tempo terminou com a sensação de que qualquer um poderia ter marcado.
Na segunda etapa, o cenário de pouca efetividade continuou, e a impaciência começou a tomar conta. Logo aos 3 minutos, Vitinho perdeu uma chance inacreditável, isolando a bola dentro da área. Newton arriscou de fora e quase “beijou a trave”. Alex Telles, de cabeça, também tirou suspiros da torcida. A pressão aumentava, mas o gol não saía. Santi Rodríguez, já na reta final, teve a bola do jogo, mas parou em mais uma grande defesa de Gabriel, que se agigantava como o nome da partida.
Quando o empate amargo parecia selado, um herói improvável saiu do banco de reservas. Aos 46 minutos do segundo tempo, Cuiabano recebeu a bola na entrada da área, cercado por dois marcadores. Com um giro rápido e inteligente, ele conseguiu o espaço para bater cruzado, no cantinho, sem chance alguma para o goleiro Gabriel. Um gol de puro alívio, que explodiu de alegria o banco alvinegro e silenciou a Ilha do Retiro.
FICHA TÉCNICA SPORT 0 x 1 BOTAFOGO
Local: Ilha do Retiro, em Pernambuco Data: 20 de julho de 2025 (domingo) Hora: 17h30 (de Brasília) Competição: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025 Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Luís Marques Quarto árbitro: Thaillan Azevedo Gomes Cartões Amarelos: Marlon Freitas, Montoro e Matheus Alexandre (BOT) Gol: Cuiabano (BOT), aos 46 do 2° tempo Público total: 11.609 Renda: R$ 408.735,00
SPORT: Gabriel Vasconcelos; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes (Chico) e Igor Cariús (Kevyson); Rivera, Zé Lucas e Lucas Lima (Atencio); Chrystian Barletta (Matheusinho), Ignacio Ramírez e Derik Lacerda (Romarinho). Técnico: Daniel Paulista
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Newton e Marlon Freitas; Artur (Santiago Rodríguez), Joaquín Correa (Nathan Fernandes), Arthur Cabral e Álvaro Montoro (Rwan Cruz). Técnico: Davide Ancelotti