Coluna do Fla
·21 août 2025
Botafogo é eliminado pela LDU, e Flamengo é único carioca vivo na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·21 août 2025
O Flamengo é o único time do Rio de Janeiro vivo na Copa Libertadores da América. Segundo representante da cidade na competição, o Botafogo foi eliminado nesta quinta-feira (21) ao perder por 2 a 0 para a LDU (EQU), no jogo de volta das oitavas de final. Na ida, o time brasileiro venceu apenas por 1 a 0. Desse modo, os equatorianos encaram o São Paulo na próxima fase.
A partida desta quinta (21) aconteceu no Estádio Casa Blanca, localizado a 2.850 metros acima do nível do mar. A LDU dominou completamente o jogo e não sofreu riscos. Logo aos sete minutos, Gabriel Villamíl abriu o placar, após um bate-rebate na área. Já aos 15’ da etapa final, o volante Marlon Freitas colocou a mão na bola dentro da área: pênalti. Na cobrança, Lisandro Joel Alzugaray bateu sem chances para o goleiro John.
Vale lembrar que o Flamengo também foi ao Estádio Casa Blanca nesta Libertadores e não perdeu. No dia 24 de abril, o Rubro-Negro empatou em 0 a 0 com a LDU e chegou a criar boas oportunidades para sair com a vitória. Porém, o resultado foi decisivo para as posições dos times no Grupo C, com os equatorianos passando em primeiro, e o Mengão sendo segundo no saldo.
Com a classificação da LDU – e eliminação do Botafogo -, seis times já estão confirmados nas quartas de final. Além dos equatorianos e do Flamengo, segue na luta pela Libertadores: São Paulo, Velez Sarsfield (ARG), Racing (ARG) e Estudiantes (ARG). Confira, abaixo, o chaveamento da próxima fase.
São Paulo x LDU Libertad (PAR) ou River Plate (ARG) x Palmeiras ou Universitario (PER) Racing x Velez Flamengo x Estudiantes
A Conmebol ainda não divulgou dias e horários das quartas de final, mas as partidas das quartas acontecerão nas duas últimas semanas de setembro. A ida do confronto do Flamengo será marcado entre os dias 16 e 18, com volta entre 23 e 25 do mesmo mês. O primeiro jogo acontecerá no Maracanã, e a volta na Argentina.
Na primeira fase, o Estudiantes passou na primeira posição justamente no grupo do Botafogo. Nas partidas entre as equipes, os argentinos venceram no Estádio Jorge Luis Hirschi, e os brasileiros levaram a melhor no Engenhão, por 3 a 2. Ambos os times conseguiram 12 pontos, mas os hermanos levaram a melhor no saldo.