Mundo Rubro Negro
·24 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundo Rubro Negro
·24 novembre 2024
O Flamengo pode ter um português compondo a diretoria do clube na próxima temporada. O candidato à presidência do clube, Luiz Eduardo Baptista (Bap) está com conversas avançadas para ter José Boto como diretor-executivo do futebol. A informação é do jornalista Jorge Nicola.
Treinador no início da carreira profissional, José Boto, de 58 anos, já admitiu diversas vezes publicamente que sonha em trabalhar no futebol brasileiro. Ele esteve por mais de dez temporadas como chefe de captação de jogadores no Benfica, onde trabalhou com Jorge Jesus. E seguiu depois para o Shakhtar, assumindo o posto de diretor entre 2018 e 2021.
Após o trabalho na Ucrânia, Boto passou por PAOK, da Grécia e, mais recentemente, esteve no Osijek, da Croácia. Nos dois trabalhos, o português exerceu o cargo de diretor-executivo.
José Boto já foi especulado no Flamengo em outra oportunidade. Em 2022, o nome do português apareceu como um possível “braço direito” para Marcos Braz nas decisões do futebol do clube. O dirigente assumiria a vaga de gerente de futebol.
Boto é um dos maiores scouts do futebol português. Oblak, Witsel, Rodrigo, Nolito, Matic, Sulejmani, Markovic, Djuricic, Fejsa e Siqueira foram um dos nomes descobertos e aconselhados por José Boto para integrarem a equipe do Benfica. Com os Encarnados, Boto ganhou 5 campeonatos, 3 taças e 7 taças da liga portuguesa, e com o Shakhtar 2 campeonatos, 1 taça e 1 Supertaça da Ucrânia.
Atualmente, o cargo de diretor-executivo do Flamengo é ocupado por Bruno Spindel, que será mantido na função caso o candidato da situação, Rodrigo Dunshee, vença o pleito eleitoral do dia 9 de dezembro. Além de Dunshee, Bap e Maurício Gomes de Mattos estão na disputa.
Direct
Direct
Direct