Fala Galo
·2 avril 2025
Atlético estreia na Sul-Americana com empate sem brilho contra o Cienciano

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·2 avril 2025
Por: Thiago Florêncio
O Atlético empatou com o Cienciano por 0 a 0, na estreia da Conmebol Sul-Americana, na noite desta terça-feira (1), no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru, pela 1ª rodada do Grupo H.
Sob os efeitos da altitude de quase 3.400 metros, o técnico Cuca optou por rodar o elenco, preservando os laterais Natanael e Guilherme Arana, que deram lugar a Saravia e Caio Paulista. No meio-campo, Rubens substituiu Alan Franco, ausente por conta de um quadro gripal.
O primeiro tempo foi de ritmo cadenciado e pouca criatividade de ambas as equipes. O Atlético valorizou a posse de bola, buscando saídas pelos lados do campo, enquanto o Cienciano apostou em lançamentos longos, tentando surpreender a defesa alvinegra.
Mesmo sem acelerar o jogo nos minutos iniciais, o Galo criou a primeira boa chance aos 8 minutos. Caio Paulista acionou Cuello pela esquerda, que cruzou rasteiro. A bola desviou na zaga peruana e sobrou para Rony, que bateu forte, mas mandou para fora.
Logo no primeiro minuto, Alexi Gómez recebeu na esquerda e bateu cruzado, de muito longe, tentando surpreender Everson, mas a bola passou longe do gol.
Aos 17, Saravia fez grande jogada individual pela direita, driblou a marcação e cruzou na medida para Cuello, que apareceu livre na área, mas cabeceou mal e desperdiçou uma oportunidade clara.
Os peruanos, por sua vez, responderam aos 32 minutos. Romagnoli escapou pela direita e arriscou finalização cruzada, mas sem direção. Pouco depois, aos 40, Benites limpou a marcação e soltou uma bomba de fora da área, mas a bola passou longe da meta defendida por Everson.
Nos instantes finais da primeira etapa, o Atlético teve sua melhor oportunidade. Aos 44 minutos, Hulk recebeu um lançamento longo na ponta esquerda e encontrou Scarpa na área. O meia tentou encobrir o goleiro Juan Bolado, mas o arqueiro peruano fez grande defesa, salvando o Cienciano.
O segundo tempo foi mais dinâmico, com o Atlético buscando acelerar o jogo e criar mais oportunidades no campo de ataque. Logo no início, Cuello recebeu um passe em profundidade pela esquerda e cruzou para Gabriel Menino, que finalizou com perigo. O goleiro Juan Bolado, bem posicionado, caiu para fazer a defesa.
Aos 20 minutos, Cuello apareceu novamente, desta vez pela direita. O argentino invadiu a área, driblou Alexi Gómez e bateu firme para o gol, mas Bolado, atento, fez a defesa em dois tempos.
Percebendo a necessidade de mais fôlego na equipe, o técnico Cuca promoveu mudanças aos 23 minutos. Cuello e Scarpa deixaram o campo para as entradas de Júnior Santos e Guilherme Arana, com Caio Paulista sendo deslocado para atuar mais adiantado pela esquerda.
Aos 25, o Atlético quase abriu o placar em lance de bola parada. Hulk cobrou escanteio fechado e por pouco não marcou um gol olímpico, mas a bola explodiu na trave, assustando o goleiro peruano.
Dois minutos depois, o Cienciano respondeu. Em cobrança de falta perigosa, Estrada bateu direto para o gol, mas a bola saiu pela linha de fundo, sem exigir defesa de Everson.
Aos 32 minutos, Hulk cobrou falta com categoria, buscando o ângulo, mas Bolado fez uma defesa espetacular, espalmando para escanteio.
Na segunda metade da etapa final, as duas equipes passaram a errar nos passes no último terço do campo, dificultando a criação de chances claras de finalização.
Aos 37 minutos, Fausto Vera protagonizou uma das melhores chances do Atlético. O volante recebeu na direita, arriscou um chute potente de perna direita, e a bola explodiu no travessão de Bolado, que só pôde acompanhar.
Na reta final, buscando dar um último gás à equipe, o técnico Cuca fez suas últimas alterações, promovendo as entradas de Igor Gomes e Natanael nos lugares de Caio Paulista e Saravia.
O Cienciano ainda teve sua grande oportunidade nos acréscimos. Aos 45 minutos, em um contra-ataque veloz, Estrada soltou uma bomba de fora da área, e a bola novamente beijou o travessão antes de sair pela linha de fundo.
Sem mais tempo para reações, o Atlético deixou Cusco com um empate sem gols, em uma partida marcada pela altitude, bolas na trave e poucas chances reais de gol.
A equipe alvinegra volta o seu foco para o Brasileirão, onde neste domingo (6), enfrenta o São Paulo, no Mineirão, em Belo Horizonte, às 16h, pela 2ª rodada. Os ingressos começarão a ser vendidos nesta quarta-feira (2), às 10h. Os valores estão a partir de R$39,00.
Posse de bola: Atlético 60% x 40 % Cienciano; Finalizações: Atlético 16 x 10 Cienciano; Finalizações certas: Atlético 5 x 0 Cienciano; Passe certos: Atlético 415 x 280 Cienciano; Cartões amarelos: Alexi Gómez (aos 20 minutos do primeiro tempo), Carlos Garcés (aos 35 do segundo tempo), Torrejon (aos 38 do segundo tempo).