Fala Galo
·28 juillet 2025
Atlético desperdiça chances, falha na bola aérea e perde para o Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·28 juillet 2025
Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
Neste domingo (27), em duelo válido pela 17ª rodada do Brasileirão, o Atlético foi derrotado pelo Flamengo por 1 a 0, no Maracanã. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Léo Ortiz, de cabeça, após cobrança de falta, em mais um lance de desatenção da defesa alvinegra.
O Galo teve o controle na maior parte do primeiro tempo, criou boas oportunidades, mas voltou a esbarrar na má finalização e nas decisões erradas no último terço. No segundo tempo, o jogo ficou mais truncado, e a equipe mineira sofreu novamente com a bola parada, ponto frágil que tem se repetido nesta temporada.
Com desfalques importantes, o técnico Cuca optou por um esquema com três zagueiros, Saraiva, Rabello e Alonso, trazendo o meia Gustavo Scarpa para fazer a ala esquerda, recompondo, ajudando a defesa e Gabriel Menino na ala direita, com mais liberdade, com Cuello e Rony no meio-campo, jogando mais próximos de Hulk.
O Flamengo começou pressionando, com maior posse de bola, e nos primeiros minutos já levou perigo ao gol atleticano. Pedro recebeu lançamento livre na área, dominou e finalizou forte. Everson fez grande defesa no ângulo e evitou o gol.
O Galo respondeu logo depois. Em um recuo mal feito de Viña, Rony se antecipou a Rossi, roubou a bola e bateu para o gol vazio. Varela salvou em cima da linha. Na sobra, Menino ainda finalizou, mas o goleiro defendeu.
O Atlético se mantinha bem no jogo, marcando alto e jogando nos erros do adversário. Aos 25, Rossi saiu mal do gol após cruzamento. A bola sobrou com Allan, que tocou para Varela. Ele tentou de cabeça, mas a bola caiu nos pés de Scarpa, que bateu de primeira e acertou o travessão.
O Galo estava bem mais postado, com maior posse de bola, volume de jogo, jogando nos erros do Flamengo e aproveitando os contra ataques, mas esbarrando em um problema recorrente, as tomadas de decisão erradas no último terço de campo, não aproveitando as chances claras de gol.
Em um cochilo da defesa alvinegra, Plata recebeu na entrada da área, nas costas de Fausto Vera, que cometeu a falta. O árbitro Ramón Abatti Abel assinalou o pênalti, mas foi chamado ao VAR para a checagem. Depois de uma longa espera, a arbitragem decidiu que foi falta fora da área, deixando os jogadores do clube carioca e a torcida irritados.
Nos últimos lances, o Flamengo passou a chegar com mais perigo, principalmente em bolas paradas. O primeiro tempo foi intenso e bem jogado, com chances claras dos dois lados.
Na volta do intervalo, Cuca trocou Fausto Vera, que já tinha cartão amarelo, por Natanael. Com a mudança, Gabriel Menino voltou ao meio-campo, e o jovem lateral assumiu a ala direita.
Os primeiros 15 minutos da etapa final foram travados. O jogo perdeu intensidade técnica e virou um duelo físico, marcado por muitas faltas e cartões para os dois lados.
Aos 22, Gabriel Menino sentiu a coxa direita e precisou ser substituído. Júnior Santos entrou no ataque, e Cuello recuou para o meio, liberando o novo reforço pela ponta direita.
O castigo veio aos 30, em mais uma falha defensiva do Galo nas bolas paradas. Luiz Araújo cobrou falta na área, e Léo Ortiz subiu livre para marcar de cabeça. A zaga do Atlético ficou parada. Cuca tentou reagir com mais velocidade. Tirou Rony e Saravia para as entradas de Igor Gomes e Biel, que fez sua estreia com a camisa alvinegra.
Aos 42, Bernard recuperou a bola no campo ofensivo e encontrou Biel na área. O atacante limpou a marcação e bateu forte no ângulo. Rossi fez grande defesa e mandou para escanteio. Foi a melhor chance do Galo na etapa final.
Nos minutos finais, o Atlético se lançou ao ataque em busca do empate. Com menos organização e mais urgência, esbarrou na defesa rubro-negra, que conseguiu segurar o resultado.
Com a derrota, o time mineiro caiu para a 13ª posição, com 20 pontos, seis atrás do G6, zona de classificação para a CONMEBOL Libertadores do ano que vem. Já o Flamengo, recupera a liderança do campeonato, com 36 pontos ganhos. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (31), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.