Leonino
·16 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·16 décembre 2024
Os guarda-redes do Sporting, Franco Israel e Vladan Kovacevic, estão entre os piores da Liga no saldo de golos evitados, de acordo com o ranking elaborado pela ‘GoalPoint’. O guardião uruguaio teve um erro significativo no jogo contra o Boavista, permitindo que o remate de Onyemaechi passasse por baixo do seu corpo, contribuindo para o segundo golo da equipa adversária.
Este parâmetro analisa a diferença entre as defesas realizadas e as defesas esperadas nos remates enquadrados. Tanto Israel como Kovacevic apresentam números que apenas superam os de Kewin (Moreirense) e Gabriel Batista (Santa Clara). No ranking, Franco Israel, de 24 anos, e Kovacevic, de 26 anos, surgem na quarta posição negativa. A lista é fechada por Bruno Brígido, guarda-redes do Estrela da Amadora, que ocupa o quinto lugar.
Ao contrário de outros guarda-redes na lista, a dupla do Sporting divide a titularidade, o que lhes proporciona menos minutos em campo e, consequentemente, menos oportunidades para melhorar ou piorar os números. No campeonato, Franco Israel já participou em oito jogos, acumulando 720 minutos e sofrendo cinco golos. Por sua vez, Kovacevic soma seis jogos, com 540 minutos e o mesmo número de golos sofridos.
Apesar da má prestação estatística dos guarda-redes do Sporting, os antigos guardiões Costinha e Nuno Santos consideram que o clube não enfrenta um problema grave na baliza. O primeiro recorda a importância de estabilidade após a saída de Ruben Amorim e diz: "Creio que não é preciso ir ao mercado".
Por seu turno, Nuno Santos partilha da mesma opinião, sublinhando que a situação é mais psicológica do que técnica e que o problema pode ser resolvido com trabalho e confiança: "É um problema psicológico que só se resolve com trabalho", concordou.